Esse
ano Montes Claros
realizou a 3ª conferencia de promoção de politicas de promoção de igualdade racial lembrando que as proposta da primeira conferência de políticas de políticas de Promoção de
Igualdade Racial, infelizmente ainda continua no papel. Em uma agenda com o secretário de desenvolvimento e ação social do
município conceituamos para ele o
conceito de políticas publicas é que infelizmente Montes Claros não realizam
essas políticas isto falando numa perspectiva das conferencias de promoção da
igualdade racial uma vez que montes claros já realizou 3 conferencias e as
proposta ainda continua no papel, o município tem uma coordenadoria inoperante,
um conselho que não se reuni como o município promove políticas se os
organismos são inoperante? De 2005 à 2013 acontecerão 3 conferencias é ai?
POLITICAS PÚBLICAS E INTERSETORIALIDADE
Partindo do principio que
com uma política articulada acerca dos saberes e experiências tendo em vistas
ao planejamento, para realização e avaliação de políticas, programas e
projetos, com os objetivos de alcançar resultados almejados. Cientes que a articulação entre as
agendas de gênero e raça nos programas e nas políticas públicas no Brasil
ainda permanece como uma tarefa premente, e que a inserção dos problemas e
temas da população negra na agenda pública. Políticas públicas intersetoriais
agregam setores diversos e várias áreas, permitindo melhor utilização de
conhecimentos e experiências acumuladas colaborando para o alcance de metas
comuns, sob uma coordenação que abarca todas as contribuições.
AVALIAÇÃO E MONITORAMENTO
Avaliação e o monitoramento é uma
etapa essencial deste ciclo. É a avaliação e o monitoramento das políticas
públicas que permitem verificar quem, de fato, se beneficiou da implementação
de certa política pública e se ela, efetivamente, atingiu o fim para o qual foi
desenhada.
Neste contexto, o que seriam as políticas afirmativas?
Na verdade, não há uma única
definição dessas políticas, já que esse mecanismo de gestão das desigualdades
cobre vastas áreas da atividade social, incorporando o mercado de trabalho, a
representação política, as oportunidades educacionais, entre outras. Todavia,
pode se dizer que há um consenso conceitual, independente do contexto social
do qual as políticas afirmativas emergem: elas se constituem em mecanismos de
diminuição de desigualdades historicamente construídas ou destinam-se a
prevenir que novas desigualdades se estabeleçam no tecido social, tendo por
base condições de gênero, raça, orientação sexual, participação política e
religiosa. Observa-se que políticas afirmativas, no setor público, podem ser
simplesmente denominadas ações afirmativas ou políticas de igualdade de oportunidades.
Em reunião com lideranças do
movimento negro e simpatizantes decidiu marcar reunião com o secretário para
construir uma agenda que de fato saia do papel,o movimento negro apresenta
alguns pontos para que se construa a agenda para o município de montes claros
após conferencia municipal e estadual segue pontos:
1 - Que a Coordenadoria Municipal de
Promoção de Políticas de Promoção de Igualdade Racial possa de fato existir
2 – Reativar o Núcleo de estudos da
cultura afro NECUN
3 – Reativar e dar suporte ao
Conselho Municipal de Políticas de Promoção de Igualdade Racial.
Proposta da primeira Conferência Municipal de Políticas de promoção da
igualdade Racial ocorrida no dia 21 de Abril em Montes Claros nas dependências
do colégio são Jose
Educação:
Implementação da lei 10.639 através da formação de uma
comissão de representantes para discussão e validação da lei junto ao
secretário de educação municipal.
a) Organizar
um censo escolar com o intuito de monitorar a situação do negro nas escolas, com
um formulário que atenda as divergências étnico-raciais e culturais. Estipular
no cursinho pré-vestibular da prefeitura o sistema de cotas para viabilizar uma
maior inserção de negros em faculdades.
b) Fazer valer
a obrigatoriedade da lei 10.639 nas faculdades fazendo com que a história da
África seja inserida na grade curricular.
c) Criação de
uma comissão permanente para discutir com a equipe pedagógica da secretaria de
educação como implementar a lei 10.639. A comissão será composta por: José
Gomes Filho, Hilário Bispo da Fonseca, Maria Clarice Couto, Sidney Alves,
Ralime Nunes Raim, Luciana de Fátima Oliveira.
d) Organizar
cursos, palestras e seminários sobre a história da áfrica para capacitar o
professor no cumprimento da lei 10.639.
Produzir material didático voltado para a história da
África, livros, revistas e outras publicações, com o intuito de manter
informados os professores da área.
Firmar parcerias com universidades e institutos de
pesquisa para promover o despertar da cultura africana no Brasil.
Saúde:
Capacitação dos profissionais da saúde, principalmente
“SUS”, para trabalhar com as doenças características do negro:
a)Anemia Falciforme
b) Hipertensão
c)Câncer de Próstata
d)Glaucoma
e) Reconstruir o Comitê de saúde
da população Negra.
f)Trabalho de antidiscriminação racial com profissionais da
saúde para com a população negra e principalmente carente.
g)Postos de atendimento nos Quilombos, com profissional da
saúde qualificado e esses postos totalmente equipados.
h)Atendimento específico aos dependentes químicos, e
alcoólatras.
Exames
de próstata gratuitos para os homens acima de 40 anos em comunidades negras e
centros de saúde municipal.
i)Organizar
uma equipe preparada para o auxilio ao planejamento familiar às famílias em
quilombos ou comunidades negras.
j)Disponibilidade
de métodos e informações de prevenção a doenças à população em quilombos e
comunidades negras.
Religião:
1-Promover
o reconhecimento de todos os espaços de manifestações das religiões de matrizes
africanas através de um censo onde serão consultadas todas as residências de
montes claros com o objetivo de restringir a intolerância religiosa.
2-Criar
uma comissão para estar junto ao governo, ao gestor de políticas publicas para
reivindicar a inclusão das políticas de igualdade racial, evidenciando a
discriminação religiosa sofrida pelos remanescentes de religiões de matriz
africana. Fazendo assim com que se cumpra o artigo v, inciso VI da constituição
federal.
3-Promover
seminários e palestras para promover a capacitação de profissionais da educação
em ensino religioso de matriz africana, promovendo assim a inserção da cultura
e da religião africana no contexto escolar.
Mulher
Negra:
1-Implementação
da secretaria da mulher e implementação de uma subsecretaria que trate dos
problemas específicos da mulher negra, atraindo assim parcerias com faculdades
e instituições de pesquisa para o desenvolvimento de projetos voltados para a
mulher negra.
2-Implementar
programas especiais de desenvolvimento social e econômico voltados para a
mulher negra.
3-Implementação
de micro unidades de produção capacitação e promoção de cursos para mulheres
negras carentes.
Cultura
e Quilombo:
1-Pesquisa
e estudo da linguagem africana e introdução no currículo escolar: linguagem
banto e yorubá.
2-Incentivo
e financiamento na agricultura familiar, horta caseira, artesanato, agricultura
particular para consumo próprio e exportação, considerando a realidade local, a
viabilidade e a sustentabilidade.
3-Reconhecimento
federal, estadual, e municipal pela posse e uso das terras quilombolas.
4-Criação
e incentivo de ong’s na aplicação de projetos quilombolas.
5-Incentivar
o financiamento e a divulgação da música negra dos quilombolas, resguardando os
direitos autorais,
6-Financiar
a criação de associações em quilombos que irão promover a melhoria dos serviços
prestados a tais comunidades.
7-Investimento
nas pesquisas para resgatar a história da cultura dos povos quilombolas
oferecendo oportunidades aos grupos teatrais, musicais e de dança de membros
quilombolas.
8-Respeitar
os cultos afro-brasileiros, desmistificando sua cultura e religião através de
festivais e amostras com o intuito de apresentar na mídia a cultura
afro-descendente.
Políticas
de Promoção de Igualdade Racial em Montes Claros Continua só no papel e ai vamos mobilizar ou
vamos poupar a coordenadoria de promoção inoperante de Montes Claros!!!!!
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