quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

20 de Novembro dia Nacional da Consciência Negra

"Valeu Zumbi O grito forte dos Palmares Que correu terras céuse mares Influenciando a Abolição Zumbi Valeu Hoje a Vila é Kizomba É batuque, canto e dança jogo e maracatu"

Valeu Zumbi! A conhecida frase cantada em verso e prosa é a referência do projeto "Dia Nacional da Consciência Negra-trinta e seis". Passaram-se mais de três décadas e meia desde que o movimento social negro lançou à sociedade brasileira a proposição de consagrar como herói nacional Zumbi dos Palmares, líder do famoso quilombo incorporado ao seu nome. E a data de sua morte, 20 de Novembro, como Dia Nacional da Consciência Negra.
A proposta surgiu como uma reivindicação e efetivou-se na agenda nacional oficial, o que por si já constitui um motivo importante para a construção de um calendário comum no mês de Novembro entre os governos e o movimento anti-racismo, em especial o movimento negro. Nessa perspectiva, foram foram programadas comemorações e reflexões acerca dos rumos da política nacional para a superação do racismo e da discriminação racuial.
Assim, foi criado o projeto Dia Nacional da Consciência Negra- trinta e seis Anos como uma das iniciativa do movimento social negro do Brasil, a principal referência é o resgate da resistênciae da luta da população negra, protagonizada pelo conjunto do movimento social negro brasileiro, em busca da igualdade racial. Como destaque, o 20 de Novembro- Dia Nacional da Consciência Negra e de Zumbi dos Palmares.
Somam-se a essas referências históricas a necessidade de aprofundamento dos debates e reflexões, tendo em vista a elaboração de proposições para o fortalecimento das políticas públicas federais , estaduais e locais, em resposta às demandas construídas pelo conjunto do movimento social negro brasileiro. Destaca-se, ainda, o enfoque das ações afirmativas como fio condutor para a consolidação da Política Nacional de Promoção da Igualdade Racial.
Para tanto, foi programado um calendário nacional de atividades mútliplas, do ponto de vista acadêmico, cultural e político, que envolvem diversas parcerias.
(fonte movimento negro organizado)

Nenhum comentário: