quarta-feira, 1 de agosto de 2012

Política é COISA DE MULHER!


Mulheres Negras do Município do Rio, participam de diálogos com militantes em Homenagem ao Dia da Mulher Negra Latina e do Caribe.
 
Fui preparada pra ouvir o que as candidatas a vereadoras do município do Rio de Janeiro, e mulheres negras, tinham pra dizer. ..

A idéia era celebrar  o Dia da Mulher Negra Latina e do Caribe, apresentando as quatro convidadas e candidatas negras, ao pleito de 2012. O evento, que aconteceu no dia 19 de julho, no CEDIM (Conselho Estadual dos Direitos da Mulher), portanto, nossa  casa, foi organizado pela ONG COISA DE MULHER, sob a batuta de Neusa Pereira e equipe.



Convidada pela Organização, fiz uma breve participação com o intuito de "provocar" reflexões  para as candidatas e plateia. Entre as "pérolas" que garimpei numa breve pesquisa no site do TSE, constatei que há 1656 candidatos no município do Rio, para 51 vagas na Câmara dos Vereadores. Quis saber quantas mulheres e quantas eram negras (não consegui)... o site até prevê, no seu layout, links com estatísticas de SEXO, ESCOLARIDADE, IDADE, ESTADO CIVIL, PARTIDO e OCUPAÇÃO... mas, nada funcionou. E o quesito COR, evidentemente, não constava nesta estatística. Não saberemos quantos candidatos negros e negras há nesta eleição!  Pesquisei também nos sites de alguns partidos e não havia informações agrupadas dentro dessa lógica. O que sabemos é que há uma correria dos partidos políticos  para cumprir a "cota" mínima de 30% de mulheres candidatas. Aliás, resultado de um trabalho incansável de companheiras feministas, ao longo de muito  anos, da qual eu também fiz parte. Ô, sorte!
 
Já cheguei correndo no CEDIM, com a intenção de ir direto pro auditório (foi a estratégia que pensei  para me conter! Sabia que encontraria companheiras queridas, amigas de longas datas, todas trabalhadas no figurino, cada uma ao seu estilo) . Logo no jardim do Casarão da Rua Camerino, dou de cara com Josina Cunha, nossa estilista, "causando" com uma calça "cigarette" de risca de giz! Com ela, estava  Dra. Clátia Vieira, negona porreta do Fórum Estadual de Mulheres Negras, com uma sapatilha dourada toda trabalhada na purpurinaaaaaa!!!!  Pergunto eu a você: dá pra omitir esse fato?
>  
> Neusa Pereira, tratou de acabar com esse "freje" e ma chamou para acertarmos os últimos detalhes para o início do evento. Mas eu confesso que fiquei um pouco desconcentrada quando percebi que ela usava mais um de seus "pisantes" mega fashion  e únicos! Desta vez, era uma sapatilha de couro, tipo "mocassin", dessas com detalhes em costura externa, D O U R A D A!!!!  Informação relevante, concorda?!
 
Levei algum tempo entre a área de convivência, onde Jacira (Quituteira das boas! Super indico!), simplesmente estava ,freneticamente, comandando sua equipe do Buffet com uma legging "tipo Suellen"!! Entre um abraço apertado e outro que eu adoro dar e receber, passei por Januário Garcia, griôt da imagem e palavras sábias, com sua boina panafricanista inseparável, e beijei!  Beijei também o  Zezzynho Andrade, nosso fotógrafo e "vovô filé", beijei  também Cátia Cruz, beijei  Jana Guinond (a pequena grande mulher), beijei Ana Cruz ( nossa escritora linda por dentro e por        fora!)... beijei, beijei, beijei!!!! Feliz por ver o público chegar e se acomodar no auditório que , infelizmente, não lotou. Eu tinha uma  certa pressa, gente! Não queria "reparar"...  horário  apertado. Enfim! Mas como eu podia ficar imune a beleza encantadora de Vandinha Ferreira?  Nossa griôt, que quando passa deixa seu perfume de Oxum, no ar , estava IRRETOCÁVEL dentro do seu sobretudo (poderia chamar também de um casaco super bem recortado) todo trabalhado na onça!!! Eram tons de cinza... a onça de Vandinha, bem apropriada para ocasião (fazia um frio quase polar naquela noite!) aquelas vestes, lhe davam ar de Chefe de Estado que , aliás, era o que ela deveria ser! Pronto, falei!!!!

Vamos lá, após a apresentação do evento DIÁLOGOS COM AS CANDIDATAS NEGRAS, Neusa Pereira, chama Angela Fontes, Presidenta do CEDIM e anfitriã,  em seguida  as Mediadoras Edmeire Exaltação (linda, linda com uma boina cor de vinho e uma echarpe combinando. ADOREI!) e Vanda Ferreira.

Numa reunião prévia, na sede de COISA DE MULHER, combinamos algumas coisas, fizemos contas  para o melhor aproveitamento do tempo, no espaço cedido,e ficou resolvido  que a plateia faria 5 perguntas e que todas as candidatas teriam o mesmo tempo para respondê-las, uma a uma. Pela ordem, mediante sorteio, ficou  assim: JUREMA BATISTA(PT), SUZI CLEMENTINO(PSB), BERENICE AGUIAR (PMDB) e KÊNYA MELLO(PV).
No início do diálogo, as candidatas tiveram oportunidade de se apresentar como também expor  suas respectivas propostas e plataformas políticas. Tudo isso, sob uma mediação primorosa de Edmeire e Vandinha, além da atenção total de Neusa Pereira para que não extrapolassem o tempo previsto.
>  
> Foi difícil conter os ânimos da plateia super antenada com a oportunidade deste encontro, mas pela ordem, foram inscritos JUCA (Caxias), FÁTIMA CIDADE (São Gonçalo), MACIEL(Sta. Marta), DAISE GOMIS (Aqualtune) e CÁTIA. Fizeram 5 perguntas  variando em temas urgentes como saúde; segurança; os grande eventos na cidade do Rio de janeiro e a relação com o povo negro; educação; racismo; empreendedorismo... as respostas das candidatas foram praticamente unanimes ao ressaltar a falta de fiscalização  e planejamento dos recursos públicos, má gestão  no trato com a saúde pública, educação, cultura, segurança e sobretudo, o racismo e sexismo.

Eu queria saber o que JUREMA BATISTA, veterana, pois já teve vários mandatos como vereadora e deputada estadual, tinha a dizer ... suas experiências e avaliações para novos e antigos problemas do povo negro e de nossa cidade. Mas foi impossível não notar seu vestido  discretamente colorido em tons de mostarda e suas variações, com estampa geométrica, que lhe caiu muito bem (tenho o orgulho de dizer isto, porque a candidata abandonou o bege que não nos favorece, e tem sido vista em vários eventos, com sua elegância discreta sem esquecer da importância das cores em nossas vidas! Axé!)Na sua fala, sempre eloquente (sua marca registrada) Jurema Batista respondeu, de forma muito didática, a importância do papel do vereador, das comissões permanentes e destacou que além de elegermos vereadores (as) precisamos ter a maioria no plenário. Se não, de nada adianta tanto esforço para elaboração de leis para  melhorar a qualidade de vida do povo dessa cidade e a luta incansável  contra o racismo.
>  
> Muito sabiamente, nossa Griôt, VANDA FERREIRA, ressalta: "O Movimento Negro Organizado, sozinho, não elege ninguém... somos poucos diante de tanta demanda! Mas é o voto do negro que elege esses representantes que aí estão nas instâncias de poder em cargos eletivos! Temos aqui quatro candidatas negras e somos a maioria da população brasileira. Portanto, é possível Elegê-las sim!  É preciso buscar esses votos com estratégia e compromisso. Esses votos podem estar em nossas famílias, vizinhos, trabalho, no lazer, enfim! Precisamos agir com estratégia e diferencial pois é muito difícil competir com as campanhas milionárias que invadem as nossas casas pela televisão, rádio e ruas... seduzindo o nosso povo que ainda vende seu voto por dentaduras ." FALOU E DISSE TUDO, VANDINHA!!!!

Queria saber também da história de SUZI CLEMENTINO, empresária bem sucedida, no ramo da gastronomia, que nasceu na baixada fluminense, filha de um casal de negros com um objetivo incansável de ver "formados", os seus filhos!  Suzi, que tem nome de boneca, cresceu graduou-se em Gastronomia e Direito e ousou se apaixonar e casar-se  com um judeu e com ele construiu uma linda família. Fico imaginando esta mulher  frequentando os ambientes deste povo com características tão peculiares. Penso também no tanto que deve ter sido confundida como cozinheira(não que ela não pudesse ser, mas ao sentido perjorativo dado a ocasião) em seu próprio restaurante, como ela bem disse. Como está mulher fez para conviver com realidades tão distintas? O que ela aprendeu com o convívio constantes com os não negros? O que ela pode ensinar? Suzi, respondeu a todas as perguntas com a humildade de uma principiante na política, mas com a determinação de uma mulher que iniciou um trabalho de capacitação e qualificação profissional, em algumas comunidades  na qual costuma doar os seus saberes para quem precisa. Empreendedorismo é o seu foco. Parece que Suzi Clementino gosta de bege mesmo... mas  se é isso o que ela quer, é impossível passar discretamente por aí com aquele sorriso grande e carismático que ela tem e aquela gargantilha, tendo como pingente, uma boquinha de ouro que eu ADOREI!

Dra. BERENICE AGUIAR, médica Ginecologista e Advogada, com seu jeitinho manso e didático de falar, também deu o seu recado sobre o que mais entende: saúde!  Aposentada há 11 anos do serviço público, onde atuou brilhantemente no seu ofício, fazendo  que podia e não podia, para trazer ao mundo mais pretinhos e pretinhas ,sabe bem os números da mortandade de mulheres negras como consequência do racismo institucional tão banalizado nos serviços públicos. Agora, pra quem não viu eu digo, Berê, como todos sabem é sempre elegante, desta vez se superou ao aparecer com um broche CRAVEJADO de rubis combinando com o vermelho do seu inseparável batom! Falei logo para que fique registrado nos anais desta Coluna! Depois não venham dizer que depois de eleita, a vereadora enriqueceu!!! ADOROOOO!!!
 
Já  KENYA MELLO, me emocionou e surpreendeu.... sempre vi essa negona porreta nos "frounts de batalha" ao longo de quase 30 anos de militância... mas ainda não tinha tido a oportunidade de assistir sua capacidade de oratória. Filha de Lydia Garcia que sempre me encantou com suas falas nos tempos áureos do IPCN  e ainda me encanta com a sua vivacidade, coerência na construção de uma história de lutas de mulheres negras no Brasil e no Mundo. Kenya me fez viajar pelo tempo ao ouvir reivindicações tão antigas e tão atuais. Sua fala pausada revelava, com muita naturalidade, toda a experiência da vida e uma mulher que tem como nome um país de África.  Confesso que isso me deu uma certa angústia....tive a sensação de que não construímos novas lideranças no campo do ativismo e avançamos um pouco mais no campo da Academia (o que também é fantástico!). Se eu estiver errada, me falem! Quanto ao figurino de Kênya, recomendo uma imersão na coleção da Bazafro de Lydia Garcia que é sua mãe e sabe das coisas. Todos sabem da minha implicância com o bege... eu mesma estava com uma chemise nesta cor... só que eu não sou boba e tasquei uma echarpe, toda trabalhada na zebra, um luxo só e de crepe de seda! Meu lema é: As cores sobre a nossa cor!
  
Sou de um tempo, em que uma discussão como essa, o DIÁLOGO COM AS CANDIDATAS NEGRAS, lotavam os espaços e varavam a noite, sobretudo, com muita gente jovem!  Que venham novos encontros e múltiplas oportunidades de reflexões. Eu não quero eleger só uma vereadora! Quero a representatividade proporcional a  51% do nosso povo em todas as esferas de poder! Simples  assim!
> Axé!
> Adriana Baptista
> Jornalista/Publicitária/Produtora Cultural
> www.adrianabaptista.com
> 55 21 9545 8156/ 8397 0214/ 9211 1068
> skype: dama.baptista

Nenhum comentário: