terça-feira, 25 de março de 2014

UNEGRO elege nova diretoria em Minas Gerais (2014)



Com uma forte presença quilombola, a UNEGRO elegeu sua nova diretoria para o período de 2014-2018 na Câmara Municipal de Itabira. Nessa 7ª Plenária Estadual da UNEGRO estiveram presentes o vice-prefeito de Itabira, Ronaldo Calixto (PV), o vereador Batatinha (PSDB), Marinete Nunes da Seção do Negro da Prefeitura de Itabira, José Norberto do Centro Cultural do Carmo e Zito Vieira representando a Direção Estadual do PCdoB-MG, além de diversas associações e entidades dos movimentos  sociais, entre elas o Sindicato dos Vigilantes e diretores da CTB. O prefeito de Itabira, Damon Sena (PV) e o vereador Gilson Reis (PCdoB-BH) justificaram ausência.
A nova diretoria já começa os trabalhos com um ousado plano de lutas cujas são bandeiras envolvem temas gerais e temas específicos da luta pela igualdade no Brasil, como a redução da maioridade penal, o fim do fator previdenciário, a participação nas manifestações e por melhorias nas comunidades quilombolas não só de Itabira mas também em outras regiões mineiras.

Projeto eleitoral 
Por decisão da plenária a UNEGRO vai convocar uma reunião para tratar da participação de sua militância nas eleições de 2014 e propor um conjunto de opiniões políticas sobre os rumos da conjuntura nacional. Além disso, nessa reunião UNEGRO vai decidir quais candidaturas apoiará tanto na majoritária quanto na proporcional.

 Clóvis Moura
Para homenagear o sociólogo marxista Clóvis Moura a plenária aprovou a criação do Prêmio Clóvis Moura para agraciar pessoas,  físicas e jurídicas, que contribuíram para a luta pela igualdade racial em Minas Gerais

Encontro Nacional de Mulheres da UNEGRO
Finalizando as atividades da 7º plenária estadual, a UNEGRO criou uma comissão para viabilizar a participação da delegação de Minas Gerais no Encontro Nacional de Mulheres da UNEGRO, em Vitória no Espírito Santo, em julho. E para presidir a entidade, foi reeleito o membro do Núcleo da UNEGRO na UFMG, Alexandre Braga. 

       


Nenhum comentário: