sábado, 21 de março de 2015

A 9ª edição do Festival de Cultura e Arte Negra – FECAN 2015,terá atividades na comunidade do Canto do Engenho.

Festival de Cultura e Arte Negra - FECAN 2015
A 9ª edição do Festival de Cultura e Arte Negra – FECAN 2015,terá atividades na comunidade do Canto do Engenho, Sexta abertura, Sábado e Domingo oficinas de artesanato, danças, percussão, artes plásticas, grafite, penteado africano e finalizando com o comida di preto. No dia 25 atividades serão em Montes Claros com homenagens as mulheres negras em comemoração ao dia da África. Com apresentação cultural de Maristela Cardoso.
partir deste sábado (12/05) a cultura negra vai invadir a cidade como forma de lembrar e marcar o dia 13 de maio, data em que se proclamou, ainda que no papel, a abolição da escravidão no Brasil.
Para isso, durante uma semana (de 22 a 25 de maio), o Festival de Cultura e Arte Negra (FECAN), que está na sua nona edição, movimentam Montes Claros e Canto do Engenho com a realização de diversas atividades, que vão promover debates e reflexões sobre o papel do negro na sociedade, além abordar as conquistas e as demandas dos afro descendentes no Brasil.
O objetivo é mostrar à população a influência do negro na cultura, na culinária, nas danças e até mesmo na língua e ainda, resgatar as tradições da cultura negra.
Foto: Fábio Marçal

O idealizador do movimento, Hilário Bispo, afirma que, "o FECAN já se transformou em tradição em Montes Claros. O festival é fruto da preocupação do movimento negro do Norte de Minas em trabalhar a auto-estima do negro, e fortalecer a cultura de matriz africana no norte de minas, além de afirmar os pontos positivos e as nossas conquistas.
OFICINAS gratuitas para a comunidade.
Oficinas de: capoeira de angola, dança afro, dança, break, percussão, penteado africano,jongo, artesanato e grafite dias 23 e 24 de maio e serão realizada, na comunidade do canto do engenho. As oficinas são abertas ao público, mas as vagas são limitadas.
PALESTRA

As palestras  do 9º FECAN acontecerão na Unimontes a parti das 18.30h no prédio 02 do CCH. No dia 25, a sociedade está convidada a ouvir um pouco da nossa luta.

Nenhum comentário: