segunda-feira, 11 de abril de 2016

Porque as Mulheres Negras marcharam no 18 de novembro de 2015?


A Marcha das Mulheres Negras Brasileiras tinha como lema o Combate ao Racismo, a Violência e pelo Bem Viver.
As estatísticas e dados produzidos pelas diversas pesquisas no Brasil mostram que as mulheres, de uma maneira geral, são as que possuem pior acesso as políticas públicas e ao mercado de trabalho. NO caso da Mulher Negra esse panorama é muito pior.
Somos as mulheres, que apesar de toda nossa qualificação e nível acadêmico, temos os piores salários do mercado. Um homem branco, dependendo da profissão, e ocupando o mesmo cargo que uma mulher negra, pode ganhar até 18% a mais que ela.
No Sistema de Saúde, o Racismo Institucional e pessoal pune e exclui as mulheres negras de forma perversa. Enquanto as mulheres brancas realizam cerca de 7 pré natais, a mulher negra tem em média 4,5 feitos. A quantidade de anestesia dada na hora do parto é cerca de 40% menor que das brancas, pelos estereótipos de que as negras são mais fortes e aguentam melhor a dor. E não estou falando sem base científica, basta consultar o Mapa da Violência, edição especial dedicada as mulheres.
Somos nós que enchemos as penitenciárias femininas, e que somos nesse momento abandonadas a própria sorte. Somos nós que sofremos a maior parte da violência doméstica praticada contra as mulheres no Brasil. Somos nós as chefes de família que sustentamos nossos filhos sozinhas e ainda temos que lidar com o abandono parental.
Mas principalmente somos nós que recolhemos os corpos dos nossos filhos e filhas mortos pela polícia e pelo racismo brasileiro. O Espírito Santo é o segundo estado da federação que mais mata jovens negros.
O Bem viver para todas nós significa a luta diária e resiliente contra o racismo. 
A possibilidade da casa própria, da agricultura familiar com DAP da mulher, com salários justos e iguais, com acesso as universidades públicas, com políticas de Ação Afirmativa que realmente nos incluam como cidadãs após 4 séculos de exclusão estatal.


É por isso e muito mais que marchamos no dia 18/11 e que 
CONTINUAMOS EM MARCHA.

Leonor Araujo
Presidenta Nacional do Instituto Ganga
Do Núcleo Nacional Impulsor da Marcha das Mulheres Negras
Articulação Nacional de Mulheres Negras Brasileiras.

Nenhum comentário: