segunda-feira, 15 de junho de 2020

VIDAS NEGRAS IMPORTAM, PAREM DE NOS MATAR!



O Racismo é uma ideologia de dominação e superexploração dos povos de descendência africana desde o século XVI, seja em ÁFRICA ou nos países que formam a diáspora. O sistema capitalista, desde sua formação, se nutre da força de trabalho Negra. Após a abolição da escravatura no Brasil, a vinda dos imigrantes Europeus só contribuiu com o projeto de branqueamento do nosso povo e com a expansão do exército de reserva da recém montada indústria capitalista Brasileira. Sem indenização, sem estudo, sem emprego e sem perspectiva, fomos “integrados” a um projeto nacional que nos deixou à parte do processo de desenvolvimento do Brasil.
 
O racismo estrutural atinge o corpo e a alma da população negra, de modo que a realidade que nos é imposta na atualidade tem ultrapassado a linha da opressão e da superexploração. Somos vítimas de um racismo epistemológico, onde nossas referências filosóficas e tecnológicas são destruídas, nossa vastidão de dialetos, línguas e sinais nos são tirados, nossa alimentação foi ressignificada e nossas divindades denominadas!
 
Os dados referentes ao número de homicídios no país são o demonstrativo do Genocídio que tem como alvo as populações Indígenas e em especial Negras.
Toda semana uma notícia diferente: “Terreiro em Nova Iguaçu foi atacado!”; “Casa em São Gonçalo é alvejada com mais de 70 tiros. João Pedro assassinado pela polícia!”.
Está em curso um genocídio e nós somos os alvos.
A pandemia, a crise econômica e a guerra às drogas formam o cenário de horror correspondente aos interesses das elites mundiais.
 
Somos os que mais morrem por COVID-19.
Uma análise da Agência pública mostrou que há uma morte para cada três brasileiros negros hospitalizados por Covid-19, enquanto entre brancos a proporção é de uma morte a cada 4,4 internações.
Sabemos que o Governo Bolsonaro nada tem a nos oferecer além de morte e prisão.
Com o agravamento da pandemia, somos o segundo país em número de mortes. Bolsonaro vem minimizando a tragédia de forma irresponsável e criminosa. Diante deste quadro e entendendo a necessidade do fortalecimento das lutas populares em curso no mundo, como as grandes manifestações nos EUA, cujo centro das pautas é o racismo estrutural, apoiamos as diversas iniciativas de luta em curso.
 
 
Estamos em luta e em luto. Não vamos parar e muito menos sucumbir às vontades do Capital que se alimenta de nossa mão de obra. O racismo é a força motriz por onde se alimenta e se nutre o capital. Não iremos parar, não iremos nos calar! Vamos incendiar a Casa-Grande que hoje está sentada na cadeira da presidência.
 
Faremos isso todos dias. Seja pela nossa intelectualidade, ocupando espaços acadêmicos, seja passando em concursos e até mesmo recorrendo a violência como forma de autoproteção!
- Exigimos a manutenção da suspensão das operações policiais nas favelas;
- Exigimos garantia dos EPIs e de medidas de segurança necessárias aos profissionais de Saúde e a todo e qualquer trabalhador durante a pandemia;
- Exigimos as garantias de proteção do emprego aos trabalhadores e assistência financeira e de alimentação aos mais necessitados;
- Exigimos políticas de reparação histórica ao povo negro;
- Exigimos a garantia da titulação dos territórios originários quilombolas e indígenas;
- Pelo fim das invasões por parte dos grileiros em territórios quilombolas e indígenas;
- Exigimos suspensão do pagamento da dívida pública;
- Exigimos o fim da guerra às drogas e da criminalização da pobreza.

Nenhum comentário: