segunda-feira, 14 de fevereiro de 2022

Quem é Dulce Maria Pereira?

Dulce Maria Pereira, será homenageada com o Troféu Rainha Nzinga 2022, arquiteta, professora e pesquisadora na Universidade Federal de Ouro Preto, coordenadora de Laboratório de Educação Ambiental e Pesquisas LEA:AUEPAS da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) Foi Vice Presidente do Anhembi de São Paulo no governo Luísa Erundina, Suplente do Senador Eduardo Suplicy, Presidente da Fundação Cultural Palmares, primeira Embaixadora Negra do Brasil, quando foi Secretaria Executiva dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). Mãe, feminista, ambientalista, ativista do Movimento Negro Unificado, integra redes nacionais e internacionais de pesquisadores e cientistas. 

Entre elas, a Assembleia Del Futuro. Autora de livros pedagógicos,  entre eles de um conjunto de e-books sobre as contaminações nas cidades atingidas por barragens.


Atualmente desenvolve pesquisas sobre impactos após desastres socioambientais, como o da e Vale em Brumadinho, o da Samarco/Vale/BHP em Mariana e outros crimes sociotecnológicos. 
O trabalho inclui estudos sobre racismo ambiental e gênero, relacionado às retiradas de direitos das e dos atingidas(os) e da Natureza.








Nenhum comentário: