quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

A 5ª Edição do FECAN que acontecerá em Montes Claros de 01 a 16 de Maio 2010

A 5ª Edição do FECAN que acontecerá em Montes Claros de 01 a 16 de Maio 2010 promete encantar todo o norte de Minas em especial Montes Claros
Com palestras, debates, shows,concursos e oficinas, a 5ª Edição do FECAN Festival de Cultura e Arte Negra agitará a sociedade montes-clarense. O Movimento Negro vem realizado atividades há 22 anos na cidade, buscando estimular a organização da comunidade em especial os militantes do Movimento Social Negro,apartir de 2003 nos do Movimento Negro exigimos das autoridades competentes implementação e aplicação da Lei 10.639, aprovada no dia 09 de Março de 2003, que determina o resgate e a valorização da cultura afro-descendente nas escolas, através das disciplinas de Educação Artística, História, Português e Literatura.
Segundo o coordenador e idealizador do evento , Hilário Bispo, pela primeira vez vamos realizar o primeiro salçao de artis visuais do FECAN stilo livre mas com a temática racial o movimento acontecerá com a intensidade positiva. “Este ano conseguiremos uma diversidade maior nas atividades que realizaremos, junto à comunidade montes clarece; sobre a importância da cultura negra em nosso dia-a-dia”, diz Hilário, que se empolga ao falar da grande participação de crianças e adolescentes nas oficinas,esperamos atingir um total de 400 crianças entre jovens e adultos.
As oficinas de Dança de Rua, Percussão, Graffite, Dança Afro e Artes Plásticas serão realizadas durante toda a semana, no NECUN . Participaá professores e jovens de diferentes escolas, faculdades e dos Centros de Convívio assistidos pela Associação de Promoção e Ação Social (APAS).
Para o desenhista Wender dos Santos Miranda,é muito gratificante trabalhar com os adolescentes. “Há 10 anos trabalho com desenho e são poucas as oportunidades que temos de mostrar a nossa arte”, diz o instrutor. Ele explica que existem muitos talentos na cidade que precisam apenas de orientação.
Segundo o professor de capoeira e Vice presidente do Centro Cultural Capoeirando Sidney Alves da Silva, trabalhar a arte e a dança com a juventude é muito importante.
As outras oficinas ministradas seram Dança de Rua (Dário Adam); Percussão (Luciano de Jesus); Dança Afro (Luciano de Jesus) e Artes Plásticas (Biola).

Maiores Informações: (38) 9104 4369 ou 9943 4731 (Hilário Bispo)



Fotos: Fábio Marçal / Marlene Bastos

Um comentário:

Anônimo disse...

Hilario e sua trup estão de parabens,eu estive aí em Moc,no evento do Sidney,que como meu irmão de capoeira deixou a desejar pois nem me comprimentou pela vizita que fiz a ele....eu gosta da manifestação ela esta vinculada com,o objetivo da liberdade racial que no pais ainda sofremos com isso,no mais estou feliz pois vejo que a cidade cresce, é isso aí espero que nunca morra o sonho de liberdade,jamais possamos aceitar em nos correntes.... nós precisamos é de livros e cultura para todos em igualdade,e sem distinção de classe ou de cor.Para finalizar o comentario,queria dizer que o Hilario é sem sombra de duvida um guerreiro.... que veste a sua armadura e luta com flores,para a vida ficar no tom da paz....Amigo parabens.... Embola capoerista da angola.