sábado, 17 de julho de 2010

Fecan debate a diversidade cultural do Norte de Minas e Jequitinhonha

Fecan debate a diversidade cultural do Norte de Minas e Jequitinhonha
(15/05/2009 )


Samuel Nunes
Jornal o Norte

A diversidade educacional e cultural do povo negro dos municípios do Norte de Minas e do Vale do Jequitinhonha foi amplamente debatida na quarta-feira, 13, como parte da programação do 4º Festival de Cultura e Arte Negra. O objetivo do encontro, segundo um dos organizadores do evento, Hilário Bispo, do Neafro Tambores dos Montes, é fazer uma reflexão profunda sobre o verdadeiro sentido da Abolição da Escravatura, nos seus 121 anos, desde que a Lei Áurea foi promulgada pela Princesa Isabel, 13 de maio, de 1888.

- Queremos mostrar que mesmo com a Lei Áurea o povo negro ainda continua sendo colocado à margem da sociedade, nos guetos, favelas, vivendo em condições subumanas, com baixos salários e sem acesso a uma educação de qualidade e saúde. Precisamos construir um novo projeto de desenvolvimento para a nação negra brasileira. Por isso, estamos querendo despertar na comunidade regional a contribuição que a cultura afro-brasileira emprestou ao país - afirma.

TEMA

Outro tema debatido durante o encontro foi relacionado à mídia. A professora, jornalista e escritora Márcia Braga, abordou a visibilidade e invisibildade do povo negro, ao longo dos últimos 121 anos.

Mônica Aguiar e Benilda Brito discorreram sobre Mulher Negra; enquanto o padre e professor Antônio Avilmar apresentou o tema: Educação e Diversidade Cultural, sobre os Quilombos, o professor Flávio José e o quilombola Jesuíto Gonçalves apresentaram a realidade em que os moradores desses lugares vivem e apresentou quais as perspectivas de melhorias de qualidade de vida.

A última palestra do encontro esteve a cargo de Juliano Gonçalves, coordenador Nacional da Juventude Negra, e Wender Miranda, que debaterão sobre a Cultura Marginal.

MUDANÇA

O 4º Festival de Cultura e Arte Negra que teve início no sábado passado 09, prossegue até o próximo domingo, com uma vasta programação. Na parte de oficinas, as de percussão, dança afro e graffite. A oficina de Dança Afro, anteriormente marcada para a Casa do Tambor, aconteceu no Sesc. A oficina de Percussão acontecerá no Mercado Municipal, hoje, 15, das 14 às 17 horas. A oficina de Graffite acontecerá na biblioteca infantil (ao lado da Casa do Tambor), amanhã, 16, a partir das 8 horas.

Nenhum comentário: