segunda-feira, 23 de janeiro de 2012

A Dança Afro ,na rede de ensino em Montes Claros

A Dança Afro ,na rede de ensino em Montes Claros


Hilário Bispo da Fonseca



Projeto de Pesquisar a dança afro na de ensino nas escolas referência, trabalho a dança na construção da cidadania, fazendo um recorde na diversidade racial, além de trabalhar a alto estima dos alunos afro brasileiros. A Dança Afro ,na rede de ensino em Montes Claros.

Em relação às outras atividades recreativas. A dança é uma das maiores representações de uma cultura popular, ela “pode ser maior que reunião de técnicas, quando se propõe a ser instrumento de transformação social e difusão histórico cultural. A dança afro Brasileira surge no Brasil no período colonial, e foi trazida por africanos retirados do seu país de origem para realizarem trabalho escravos em solo brasileiro. Esse estilo de dança foi registrada primeiramente na composição de religiões africanas e começou a se fortalecer em meados do século XIX com a ajuda dos tribos: sudaneses; bantus (dois povos situados em território africano) e com os indígenas, que foram responsáveis pela criação de outros segmentos regionais que deram origem à dança dos caboclos outro aspecto da cultura africana. A dança Afro Brasileira é, ao mesmo tempo, rústica, agressiva, fervorosa e expressiva. Nosso método está estruturado sobre o próprio CORPO HUMANO, sua movimentação natural e espontânea. As possibilidades do corpo são infinitas. Existem, porém, padrões básicos que determinam estilos de ação corporal. Vale ressaltar que a dança afro-brasileira, não possui respaldo técnico definido, nem escola formadora ou disciplinadora, como o "ballet clássico” , que segue na íntegra o modelo Russo.

A dança afro-brasileira caracteriza-se, portanto, pela descontração e espontaneidade pessoal e individual do praticante, sem compromisso com técnica ou estilo e sim com sentimento que o move. Apresentar várias nuances das danças afro brasileira como forma de resgatar os ideais de liberdade dos afros brasileiros, fazendo também uma reflexão social sobre a atual condição dos profissionais de dança afro brasileira na atualidade. Manter viva a memória das danças africanas levando essa consciência para toda a comunidade escolar. Dar visibilidade a dança Afro Brasileira refletindo sobre o papel importante que ela cumpre e relação à cultura dos descendentes de africano no Brasileiros e negras brasileiros, e seu ideal de liberdade, por uma sociedade mais justa. A dança afro brasileira na rede de ensino: escolas, faculdades e universidades, tem um papel fundamental na divulgação e no resgate da dança afro brasileira; além de dar visibilidade a ação do profissional de dança afro brasileira no norte de minas em especial (Montes Claros). A sociedade brasileira emerge de um período de três séculos de escravidão. O Brasil foi o último país das Américas a abolir o trabalho escravo e só o fez quando o número de escravizados já não era muito significativo. Possuímos uma forte herança colonial, herdando do regime escravocrata de características práticas e autoritárias. A sociedade foi formada pela ausência de valores igualitários. Passados cinco séculos, ainda convivemos com a iniquidade e a injustiça. Neste momento, em que toda a sociedade faz um esforço para acabar com as desigualdades, inclusive com a implantação do sistema de cotas e da valorização dos afrodescendentes, trabalhar com a dança afro brasileira na rede de ensino em Montes Claros será mais um momento para fortalecermos a cultura negra, tão marcante em nossa sociedade.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

BRANDÃO, Jéssica. Revolução em palavras. Novembro, 2006.

PASSOS, Evandro. A Cor da Cultura. São Paulo, 2009.

Cultura Negra Resistência e identidade.Ceap.Rio de Janeiro.Ano 2007

PRUDENTE, Celson .Ceap.Rio de Janeiro.Ano.2007 Celson Prudente.

SILVA,marlene.Dança Afro Brasileira Documentário.Belo Horizonte.Ano.2004

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