terça-feira, 19 de novembro de 2013

1º Fórum sobre Religiosidade de matriz africana e Lei Ambiental Montes Claros- MG

MONTES CLAROS 13 DE NOVEMBRO DE 2013


1º Fórum sobre Religiosidade de matriz africana e Lei Ambiental ,na galeria Godofredo Guedes praça da matriz no município
de Montes Claros MG.
 Carta dos praticantes de religião de matriz Africana a toda cidade de Montes Claros. Somos um povo multicultural, nascidos num pais que se orgulha de ser preto branco e indígena, que assegura a todos o direito a liberdade de ir e vir, de pensamento e de religião. Aqui nascemos e aqui ousamos construir nossas vidas. Vivemos numa democracia plural que assegura a todas a vivência plena, respeitando a diversidade peculiar a  um povo gestado sob o pilar da diversidade.
Queremos que seja assegurada o nosso direito garantido pela Constituição, de praticar nosso culto, perpetuando nosso credo e cultura. Queremos ter o direito de viver sem a premissa das ações preconceituosas, materializadas em algumas ocasiões na pessoa de alguns agentes do estado integrantes das forças policiais. Queremos respeito as nossas convicções e práticas religiosas. Somos cidadãos pagadores de impostos e conhecedores dos nossos direitos.
Sabemos que o viver em sociedade, exige de todo o desprendimento e respeito aos direitos coletivos. Entretanto, exigimos tratamento igualitário e respeitoso. Causa-nos indignação perene atos e atitudes que atentem contra a nossa dignidade de cidadão. Nossos cultos são tão importantes como os outros que ilustram o imaginário da religiosidade brasileira.
Vimos, manifestar nossa inquietude e insatisfação, no tocante ao trato desrespeitoso e preconceituoso que tem marcado o cotidiano de alguns terreiros em Montes Claros. Entendemos que tais atitudes ferem todos os preceitos legais que nos garantem os direitos fundamentais. Apoiamos-nos dispositivos presentes na Constituição, no Estatuto da Igualdade Racial, na Declaração Universal dos Direitos humanos, dentre outros, para externar a toda comunidade montesclarese que a nossa luta  em defesa do direito de manifestarmos nossa crença é perene, ela não para, pois se sustenta na convicção serena de que  viver a pluralidade  cultural e religiosa é pois o grande desafio da sociedade contemporânea.
Neste sentido é que defendemos a realização de uma audiência pública na Câmara Municipal de Montes Claros, em data a ser marcada para a discussão e busca de solução para o problema ora mencionado e a formatação de termo de ajuste de conduta.

Nenhum comentário: