sábado, 23 de agosto de 2014

II ª MARCHA NACIONAL CONTRA O GENOCÍDIO DO POVO NEGRO

Essa Marcha é por nós e para nós mesmos. É para celebrar a luta dos nossos antepassados que lutaram contra a escravidão. É para as mulheres que perderam seus ­lhos. É para o irmão que volta do trabalho, da escola ou do role, mas pelo fato de ser negro, tem que provar que é trabalhador muitas vezes para não morrer. É para os irmãos e irmãs presos na cela fria, sem advogados, humilhados pela justiça e torturados pelos agentes penitenciários. É para todas as crianças e jovens que são discriminadas na escola pela cor da sua pele, seu nariz ou pelo seu cabelo. Essa Marcha é para denunciar que o Estado Brasileiro é racista e genocida. Você sabe o que é genocídio? A palavra genocídio significa extinção física de uma raça ou etnia, (como ocorreu com o povo indígena no Brasil e

com o que vêm ocorrendo com o povo palestino. Em outras palavras, é uma política de Estado que promove o extermínio de um povo. Genocídio também é a submissão de um grupo a condições de existência que podem ocasionar a sua destruição total ou parcial. 
No Brasil, as mortes causadas pelo aparato do Estado como as chacinas ocorridas nas periferias, as péssimas condições de vida e as mortes por falta de atendimento médico (parto mal sucedido, por enfarto, mioma ou câncer, dependente químico sem tratamento adequado), e­m, a cada corpo negro estendido no chão, temos aí, o genocídio. Nos últimos 10 anos quase 500 mil jovens negros foram assassinados por armas de fogo. O extermínio em massa da nossa juventude é marca mais perversa do genocídio do povo negro no Brasil. Não podemos mais nos calar. 
O povo negro exige mais que respeito, exige futuro!Essa Marcha é por nós e para nós mesmos. É para celebrar a luta dos nossos antepassados que lutaram contra a escravidão. É para as mulheres que perderam seus ­lhos. É para o irmão que volta do trabalho, da escola ou do role mas pelo fato de ser negro, tem que provar que é trabalhador muitas vezes para não morrer. É para os irmãos e irmãs presos na cela fria, sem advogados, humilhados pela justiça e torturados pelos agentes penitenciários. É para todas as crianças e jovens que são discriminadas na escola pela cor da sua pele, seu nariz ou pelo seu cabelo. 
Essa Marcha é para denunciar que o Estado Brasileiro é racista e genocida. Você sabe o que é genocídio? A palavra genocídio significa extinção física de uma raça ou etnia, (como ocorreu com o povo indígena no Brasil e com o que vêm ocorrendo com o povo palestino. Em outras palavras, é uma política de Estado que promove o extermínio de um povo. Genocídio também é a submissão de um grupo a condições de existência que podem ocasionar a sua destruição total ou parcial. No Brasil, as mortes causadas pelo aparato do Estado como as chacinas ocorridas nas periferias, as péssimas condições de vida e as mortes por falta de atendimento médico (parto mal sucedido, por enfarto, mioma ou câncer, dependente químico sem tratamento adequado), em, a cada corpo negro estendido no chão, temos aí, o genocídio. Nos últimos 10 anos quase 500 mil jovens negros foram assassinados por armas de fogo. O extermínio em massa da nossa juventude é marca mais perversa do genocídio do povo negro no Brasil. Não podemos mais nos calar. O povo negro exige mais que respeito, exige futuro!


Nenhum comentário: