terça-feira, 14 de outubro de 2014

Oficina de Performance Negra exibe curtas

Eduarda Uzêda

Temas como estética, identidade, candomblé e relacionamento homo afetivo integram, entre outros, os cinco curtas-metragens produzidos pelos alunos da II Oficina de Performance Negra, coordenada pelo Bando de Teatro Olodum. Eles serão exibidos, nesta segunda-feira, 13, no Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha, às 19 horas.  A entrada é franca. Os vídeos são resultantes do curso de produção audiovisual ministrado pela cineasta e produtora Maise Xavier e contaram com a participação de 34 alunos  da oficina.
"Os alunos  se apropriaram de todas as etapas de produção de um filme, como a criação do roteiro, produção, gravação - captação de imagens, operação de câmera, de som, microfone, de luz - e edição", informa a cineasta, que participou da  equipe fotográfica da série televisiva Ó, Paí, Ó, exibida em 2009 e 2010, na Rede Globo.      
Resultado satisfatório

"Fiquei feliz com o resultado, pois muitos alunos não tinham nenhuma experiência com o audiovisual" afirma Maise, que   assina a direção geral dos curtas-metragens e a organização da mostra baiana.

Maise, que atua há 25 anos na área, informa que os vídeos  têm, cada um,  cinco a seis minutos de duração. A Herança de Nitorê   conta a história de vida de uma das integrantes do grupo, Antonieta Ribeiro da Silva Neta,  e sua relação com candomblé.  A Espera  aborda um relacionamento homo afetivo entre duas mulheres.

Estética e identidade
Já o vídeo  Invisível mostra um dia na vida de um morador de rua.  A discussão sobre estética e identidade negras é o tema de  Que Cabelo é Esse?. Reciprocidade expõe divergências entre um jovem casal durante o namoro.
Uma das participantes da produção audiovisual   A Herança de Nitorê,  a mineira Taimara Liz, achou muito rico o processo. "Não tinha idéia, por exemplo, de quanto uma gravação visual era trabalhosa", afirma.
Sulivã Bispo, que integrou a equipe de Que Cabelo é Esse?, afirmou que o vídeo parte de uma interrogação (preconceituosa) de muitas pessoas sobre o cabelo de estética afro. 
Programe-se
O quê: II Oficina de Performance Negra
Quando: Segunda feira, 13,  às 19h
Onde: Cabaré dos Novos do Teatro Vila Velha (Av. Sete de Setembro, Passeio Público)
Quanto: Grátis

Informações: (71) 3086-4600

Nenhum comentário: