domingo, 10 de maio de 2015

POVO DE TERREIRO - MEU POVO GUERREIRO


A votação na CCJ no RS do PL 21/2015 que discrimina as tradições de matriz africana, ontem dia 28 de abril, foi marcada por manifestações lucidas de quase todos os membros da comissão apontando de forma inconteste a inconstitucionalidade do PL e sua maioria denunciando os ataques sofridos virtualmente e verbalmente dos ditos ativistas da causa animal.
Importante salientar o nosso profundo respeito ao verdadeiro ativismo da causa animal que é composto por pessoas dotadas de humanidade e verdadeiro amor, que acolhe pessoas de diversas culturas religiosas e não é baseado e fundamentalismo barato. Diferem-se sem dúvidas, do perfil deste bando de malucos que foram para a assembleia manifestar seu ódio, desumanidade e racismo contra o povo de terreiro que maculam uma causa tão nobre e reconhecida mundialmente que é a defesa dos animais. É lamentável.
Estes quando perceberam a derrota iminente, entraram em desespero e partiram para baderna e agressões inclusive físicas, numa tentativa frenética de barrar a votação, o que não conseguiram.
Vencemos por 11 votos a 1. A dignidade e união do nosso povo venceu, pelo manos esta etapa., pois segundo regimento da CCJ o PL foi redistribuído para relatoria de outro deputado que devera dar o seu parecer pela inconstitucionalidade e no próximo dia 05 de maio teremos nova votação e deveremos lotar mais uma vez a Assembleia Legislativa demonstrando nossa força política.

Não entendemos a postura do Presidente da CCJ que não quis levar a votação para o Teatro Dante Baroni novamente em respeito as centenas de Autoridades civilizatórias de Matriz Africana presentes e instituiu de forma arbitrária um processo de senha para ingresso na votação, o que no meu entendimento é um atentado a democracia e reafirmação do racismo e colonialismo peculiar de um sistema branco excludente.
Tentaram barrar minha entrada e também da Mãe Vera, eu Presidente do Conselho do Povo de Terreiro do Estado e Mãe Vera Secretaria Geral do Conselho. Não conseguiram, pois já estamos descolados na luta contra estas barreiras imposta por estes pensamentos colonialistas.
Nossos parlamentares deram exemplo de responsabilidade e compromisso com a verdade e seriedade que deve ser uma comissão que deve avaliar cada projeto de lei que tramite na perspectiva da soberania de nossa constituição.
É inconstitucional e ponto final.

O Rio Grande do Sul é a Terra dos Orixás, dos caboclos, dos pretos velhos, dos exus e Bomba Giras. É o estado onde o Povo mais se assume do Axé e que abriga o maior numero de terreiros do Brasil e terão que nos engolir.

Nosso povo está acordado e atento!
A luta continua!
Quem tem Ori, não Baixa a cabeça!
Quem é de axé, diz que é!
Quem é de axé, quem é de sarava, vem com a gente!


Baba Diba de iyemonja
Presidente do Conselho do Povo de Terreiro do Estado do RS
Acadêmico de Saúde Coletiva pela UFRGS
Coordenador Estadual da Renafro-Saúde –RS
Vice Presidente do Africanamente – Centro de Pesquisa, resgate e Preservação de Tradições Afrodescentes.

Nenhum comentário: