terça-feira, 1 de dezembro de 2009

A dança sempre esteve presente na vida cotidiana das diversas sociedades

Durante toda a história humana, a dança sempre esteve presente na vida cotidiana das diversas sociedades, assumindo grande importância através dos tempos, seja como forma de expressão artística, objeto de culto aos deuses, celebração, saudação ou como simples entretenimento.
Dança ClássicaSurgiu durante o Renascimento (século XV), nas cortes da Itália e da França. No início, era apenas um meio de ostentação e um divertimento dos nobres. Com o tempo, foi se aprimorando e seus passos foram sendo codificados. Desta codificação, oficializada por Pierre Beauchamps, na Academia Real de Dança (França), nasceu a dança clássica como é conhecida hoje.Sua característica básica é a postura corporal rígida, com a espinha dorsal alongada e encaixe do quadril. Os movimentos são controlados e obedecem a formas pré-estabelecidas (passos convencionais).Desenvolve a postura, o controle muscular, dá velocidade, equilíbrio e flexibilidade.


Dança Moderna

Nasceu da dança clássica, mas seus criadores romperam totalmente com a técnica e a estética formal do balé, para liberar a expressão total do corpo. Teve início com François Delsarte, no início do século XIX, mas se desenvolveu, mesmo, no século XX. A dança moderna conta com uma grande diversidade de técnicas corporais e de mestres, sendo suas principais precursoras Isadora Duncan e Martha Graham. Utiliza a improvisação e movimentos variados, liberando assim a criatividade. Enfatiza movimentos de tronco e braços, equilíbrio e desequilíbrio, tensão e relaxamento, graças aos ritmos irregulares.Para saber mais

Dança Contemporânea

Surgiu nos Estados Unidos, na década de 60, motivada pelo espírito de liberdade da época e pela "moda" dos trabalhos experimentais.Nos anos 80, ganhou diversas linhas de trabalho, mas até hoje não apresenta propostas definidas nem linha evolutiva.Utiliza todos os recursos de linguagem corporal, funde as várias tendências estéticas e admite recursos técnicos diversos, unindo o acadêmico e o moderno, a técnica e o movimento puro, expressivo, incorporando linguagens do rock ao rap, passando pelos mais variados estilos. Sua prática enfatiza o auto conhecimento, imagem corporal, criatividade, expressividade, performance corporal e interpretação.


Danças Étnicas

São danças provenientes de diferentes partes do mundo e de diferentes períodos. Podem ser folclóricas, sagradas, tradicionais e contemporâneas. No Brasil, as danças étnicas mais conhecidas e praticadas são a dança do ventre, a dança flamenca e a dança afro, que serão abordadas separadamente.Praticadas quase sempre em grupo, são consideradas danças de inclusão: mesmo sem nunca ter dançado, o participante se sente acolhido, porque o ritmo coletivo é mais importante do que o passo certo.A variedade de ritmos e passos utilizados amplia o repertório de movimentos de cada participante. Ao dançar, o indivíduo entra em contato com seu corpo, com sua expressão e com o grupo, estabelecendo e transformando suas relações sociais. Desenvolve ritmo e harmonia no plano individual e coletivo.


Dança Flamenca

Surgiu na Espanha no final do século XVIII e reúne elementos das muitas culturas que durante séculos atravessaram a Andaluzia, região sul da Espanha, principalmente a dos ciganos. É uma dança popular, tecnicamente elaborada e com grande expressão emocional. No início, o estilo flamenco era cantado e dançado espontaneamente, obedecendo apenas ao sentimento que se queria expressar - paixão, morte, sofrimento. Com o tempo e a influência de outras culturas, foi se transformando e adquirindo características técnicas. A aprendizagem inclui o sincronismo de movimentos dos pés, braços e mãos, exercícios rítmicos, improvisação e coreografia, geralmente acompanhada de música ao vivo, palmas e castanholas. Os movimentos exigem, e desenvolvem, destreza, coordenação, ritmo e concentração. O vestuário é um complemento fundamental.


Dança do Ventre

Esta dança sensual surgiu há 5 mil anos e era praticada por antigas civilizações, como a babilônica e a egípcia, durante os ritos sagrados de fertilização. Para receber a força da Grande Mãe (a Terra), as mulheres dançavam, movimentando e ondulando o ventre num ritmo marcado e forte. Mas apenas as sacerdotisas podiam praticá-la e, mesmo assim, dentro dos templos. Depois, passou a ser apresentada em público e foi levada ao mundo todo, sofrendo diversas transformações. É considerada uma dança feminina. Seus movimentos ondulatórios e pulsantes enfatizam a região pélvica e abdominal. A movimentação dos braços geralmente é leve e contínua, simbolizando animais e elementos da natureza, com ênfase na delicadeza das mãos e dedos. Utiliza vestimenta característica e seu ritmo é bem marcado, rico e sincopado.Além de alongamento, flexibilidade e postura, favorece o autoconhecimento e a auto-estima, estimulando a sensualidade e a descoberta do prazer da feminilidade, através da valorização do corpo, da saúde e da espiritualidade.


Dança Afro-Brasileira

As danças africanas foram introduzidas no Brasil-colônia pelos escravos, que trouxeram com eles sua música, sua dança, seus instrumentos e um universo cultural riquíssimo. Suas principais características são a sensualidade e o ritmo rico e sincopado, marcado no chão com os pés. Apresenta postura corporal inclinada, ondulações da coluna, movimentos soltos e independentes da cabeça, ombros, braços e, principalmente, do quadril. O ritmo e a movimentação são fortes e vibrantes.Aliando movimento e canto, sua prática desenvolve a expressão corporal, ritmo e coordenação motora, amplia as possibilidades de criação e improviso, além de aliviar tensões, proporcionar liberação de energia e o contato com os diversos aspectos da cultura afro-brasileira.


Dança de Salão

Nos séculos XV e XVI, a dança tinha um sentido social e era exclusiva das festas da nobreza. Depois, foi se transformando e tornando-se acessível às camadas menos privilegiadas da sociedade, dando origem ao que hoje chamamos de dança de salão.Sua principal característica é ser dançada por casais, com o cavalheiro conduzindo a dama ao som dos mais diversos ritmos (bolero, mambo, rumba, chá-chá-chá, forró, pagode, samba, rock, salsa, merengue, tango, valsa, entre outros).Possibilita maior integração social, pois diminui a inibição e facilita os relacionamentos. Além dos benefícios físicos de um trabalho corporal, desenvolve a coordenação, o ritmo, a expressividade e a musicalidade, e é muito procurada como lazer e entretenimento.




Dança de Rua


O break, uma das vertentes da street dance e componente da cultura hip hop, explodiu nos EUA em 1981 e se expandiu mundialmente. No Brasil, os dançarinos incorporaram novos elementos à dança. Sua linguagem tem grande identificação com o jovem urbano. Com sua batida forte e movimentos enérgicos, desenvolve a coordenação, ritmo, força, agilidade e criatividade, além de ser uma forma marcante de expressão e manifestação social, pertencentes ao movimento hip hop, com potencial de aglutinação e transformação.



Danças Brasileiras





Expressão Corporal

Embora presente em todas as atividades físico-esportivas, a expressão corporal pode ser praticada como uma modalidade específica. Todo ser vivo se manifesta no movimento e através dele expressa seus desejos, seus sentimentos e suas emoções.Este trabalho corporal procura despertar e estimular a expressão de cada indivíduo através de movimentos, posturas e técnicas corporais diversas.

Nenhum comentário: