terça-feira, 17 de agosto de 2010

As danças afro-brasileiras foram definidas como as danças religiosas e profanas da África

Dança Afro Brasil
As danças afro-brasileiras foram definidas como as danças religiosas e profanas da África trazidas pelos escravos e aqui desenvolvidas e transformadas por forças de diferentes influências, inclusive do sincretismo religioso.Nas danças religiosas, cada orixá (divindade africana) é convocado ou homenageado através de ritmos e movimentos próprios e característicos. As danças profanas ocorriam nos momentos de festas nas senzalas e eram, entre outras, o Zambê, o Lundu, o Jongo e o Samba.Dança Funk Brasil
O derivado da dança funk mais presente no Brasil é o funk carioca. Na verdade, essa alteração surgiu nos anos 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Flórida, o Miami Bass, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas. Depois de 1989, os bailes funk começaram a atrair muitas pessoas. Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido. O funk carioca é bastante popular em várias partes do Brasil e inclusive no exterior
SAMBA DE GAFIEIRA e BOLERO
Samba de GafieiraFoi somente na década de 40 que o Samba de Gafieira se tornou conhecido. O samba originalmente era dançado em cabarés e gafieiras, daí o nome samba de gafieira, localizados no Rio de Janeiro.Este tipo de dança incorporou alguns movimentos que são característicos do tango argentino e incluiu também passos acrobáticos.A coreografia da gafieira é baseada na dança de salão, porém um pouco menos regrada, já que possui o molejo e a malandragem do samba, mas sem descartar a elegância e o respeito.
Bolero
O Bolero é um ritmo que mescla raízes espanholas com influências locais de vários países hispano-americanos. Surgiu no Caribe, mas sofreu modificações, especialmente desenvolvendo temas mais românticos e ritmo mais lento.Actualmente ele recebeu um novo formato com mais giros e pode ser dançado também em músicas como MPB (Música Popular Brasileira) e baladas.O primeiro Bolero data de 1883 em Cuba, posteriormente adoptado pelos mexicanos, e depois por toda a América Latina.Venha e deixe-se conduzir pela graciosidade da dança e sua música envolvente.

CAPOEIRA
A Capoeira tem música, criatividade, expressão corporal, ritmo de instrumentos musicais, das palmas e das vozes. Além de trabalhar harmoniosamente a totalidade das várias qualidades físicas de base e os componentes psicomotores como a acuidade visual e auditiva, o uso indiscriminado dos lados esquerda e direita, a coordenação motora, etc.Quanto aos movimentos da Capoeira, é notória a sua riqueza e complexidade, não por serem de difícil execução, mas por conduzirem o praticante a experiências imprevisíveis, cujos resultados do treino superam as expectativas. Ao treinar e obter resultados, o praticante entende que tudo se consegue se houver força de vontade e isso vai ajudá-lo a ser uma pessoa persistente, não só na Capoeira, ma também na vida.Os movimentos soltos, circulares e sem impacto são característicos da Capoeira e proporcionam o desenvolvimento de todas as partes do corpo, músculos, articulações, assim como mente e espírito.Geralmente a criança ou o jovem identifica-se muito com a Capoeira porque as aulas possuem um carácter extremamente lúdico, onde há um ambiente não só de aprendizagem, mas também de divertimento.Normalmente, ao final de cada workshop, é feita uma roda de Capoeira, na qual os participantes têm a oportunidade de mostrar tudo o que aprenderam, ou seja: brincar com amigos através dos movimentos ensinados (jogar Capoeira) , a tocar instrumentos, ou a cantar.

2 comentários:

Anônimo disse...

adorei a historia da capoeira adooooooooooogo

Anônimo disse...

Tudo a ver com a dança afro-brasileira