terça-feira, 14 de setembro de 2010

Um pouco de História da Nossa Luta


A sociedade brasileira emerge de um período de três séculos de escravidão. O Brasil foi o ultimo país das Américas a abolir o trabalho escravo e só o fez quando o número de escravizados já não era muito significativo. Possuímos uma forte herança colonial, herdando do sistema escravocrata características e práticas autoritárias. A sociedade foi formada sob bases que se caracterizam pela ausência de valores igualitários. Passados mais de cinco séculos, ainda convivemos com o preconceito racial e a intolerância religiosa. Sendo assim, nosso trabalho objetiva apresentar uma reflexão social sobre a atual condição do povo negro, devido a sua herança histórico-cultural e liberdade tão abruptamente violada e que deixou seqüelas marcantes que permanecem até hoje; passados 122 anos de abolição. Faze - à necessária uma reflexão sobre atual condição dos afro-descendentes, para o resgate e divulgação da cultura negra bem como de algumas de suas formas de preservar sua arte e criatividade; e ainda dá visibilidade a organização do movimento social negro do norte de minas em especial em Montes Claros . A partir da mobilização e conscientização, propomos a elaboração de um projeto político que contemple a valorização dos negros e negras do norte de Minas. Um projeto que atenda negras e negros dará visibilidade dessa população nas esferas cultural, política e econômica, configurando assim a inclusão dos mesmos na condição real de cidadania. O movimento negro em Montes Claros é resultado de mais de 20 anos de militância. Entre as conquistas do movimento podemos ressaltar: a organização do movimento social negro de Montes Claros, que culminou com a aprovação do feriado municipal 20 de novembro, dia da consciência negra, a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no município de Montes Claros e a instituição do Núcleo de Estudos da Cultura Negra do Norte _ NECUN, além da realização do Festival de Cultura e Arte Negra __ FECAN, já no calendário municipal.



Município de Montes Claros

Procuradoria Jurídica

Lei nº 3.897, de 27 de dezembro de 2007.

Institui como feriado Municipal o dia 20 de novembro “Dia da Consciência Negra”, e da outras providências.

O povo do município de Montes Claros- MG, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou e o prefeito municipal, em seu nome, sanciona a seguinte lei:

Art. 1- Fica instituído o dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”, como feriado Municipal neste Município de Montes Claros –MG.

Art. 2- A prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, promoverá, na rede Municipal de ensino, atividades referente ao tema, fazendo- as constar da programação oficial anual da Semana da “Consciência Negra”, consoantes o estabelecido pela lei municipal 2.597 de 15 de junho de 1998.


Art. 3- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições contrárias.

Município de Montes Claros, 27 de Dezembro de 2007

Um pouco de História da Nossa Luta!!!!!!
Ao longo da nossa organização citamos alguns negros que se destacaram na sociedade montes clarence,no esporte citamos:Vera Nice a popular Nega Brexo,João Bispo o popular Bonga,no empredodorismo o senhor Paulo Faustino dono do Jornal Cazeta,na cultura o dançarino Luciano de Jesus,na vida Publica o secretário municipal de cultura Ildeu Brauna,na educação o professor Antônio Alvimar,José Gomes Flho,José Correia,Cardeque Soares,na política vamos prestar uma homenagem a primeira vereadora de montes claros a professora Maria Aparecida Bispo de Moura,no Jornalismo o senhor Artur Amorim Junior,na música o cantor e composotor Pedro Boi,Wander Darck,nas festa de agosto o Mestre João Farias,na capoeira o mestre José Maria da Paixão e a professora de capoeira Luciana de Fátima Oliveira,movimento feminista Maria Clarice Couto conhecida por Kaia,no Movimento Negro Hilário Bispo,nas religiões de matriz africana o lendário Chico Preto,na literatura o poeta e professor Anelito de Oliveira,nas artes plásticas João Rodrigues e Biolla e na área do direito o advocado Edson França Lino o popular Sabará,na pesquisa Elenice do Rosário dias Amorim.

Um comentário:

Oubí Inaê Kibuko disse...

Salve.

Compareça e ajude a divulgar


Cine Afro Sembene Apresenta


UM HOMEM ENTRE DOIS MUNDOS
Sábado, 16 de outubro de 2010 - 19 horas
Associação Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, CJ. 13/14 - Metrô Consolação
Informações: (11)3114-3906 - Entrada franca


Sinopse: Depois de quinze anos vivendo na Europa, onde fez notável
carreira como pianista e compositor, Kisenga retorna em missão
diplomática a sua terra natal na África, para ajudar autoridades
locais na campanha de controle a um surto de doença. Porém, sua
credibilidade e os costumes de seu povo entram em choque.


Ficha técnica
Título Original: Men Of Two Worlds, 1946
Genero: Drama
Direção: Thorold Dickinson
Origem: Inglaterra/Tanganica
Duração e cor: 109 min - colorido
Idioma: Inglês
Legendas: Português


AGENDE-SE: Criado em outubro de 2009 com o objetivo ser um espaço
referencial, o Cine Afro Sembene, homenagem a Ousmane Sembene,
considerado "O Pai do Cinema Africano", exibe mensalmente no CECISP,
todo terceiro sábado do mês, filmes e documentários de tematica
africana que estão fora do eixo comercial, seguidos de conversa com um
comentarista convidado para troca de impressões e de um chá de
confraternização entre os presentes.


Colaboração: CABEÇAS FALANTES
www.tamboresfalantes.blogspot.com
tamboresfalantes@yahoo.com.br
quilombodasolidariedade@yahoo.com.br