
A sociedade brasileira emerge de um período de três séculos de escravidão. O Brasil foi o ultimo país das Américas a abolir o trabalho escravo e só o fez quando o número de escravizados já não era muito significativo. Possuímos uma forte herança colonial, herdando do sistema escravocrata características e práticas autoritárias. A sociedade foi formada sob bases que se caracterizam pela ausência de valores igualitários. Passados mais de cinco séculos, ainda convivemos com o preconceito racial e a intolerância religiosa. Sendo assim, nosso trabalho objetiva apresentar uma reflexão social sobre a atual condição do povo negro, devido a sua herança histórico-cultural e liberdade tão abruptamente violada e que deixou seqüelas marcantes que permanecem até hoje; passados 122 anos de abolição. Faze - à necessária uma reflexão sobre atual condição dos afro-descendentes, para o resgate e divulgação da cultura negra bem como de algumas de suas formas de preservar sua arte e criatividade; e ainda dá visibilidade a
organização do movimento social negro do norte de minas em especial em Montes Claros . A partir da mobilização e conscientização, propomos a elaboração de um projeto político que contemple a valorização dos negros e negras do norte de Minas. Um projeto que atenda negras e negros dará visibilidade dessa população nas esferas cultural, política e econômica, configurando assim a inclusão dos mesmos na condição real de cidadania. O movimento negro em Montes Claros é resultado de mais de 20 anos de militância. Entre as conquistas do movimento podemos ressaltar: a organização do movimento social negro de Montes Claros, que culminou com a aprovação do feriado municipal 20 de novembro, dia da consciência negra, a criação do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, a criação da Coordenadoria Municipal de Políticas de Promoção da Igualdade Racial no município de Montes Claros e a instituição do Núcleo de Estudos da Cultura Negra do Norte _ NECUN, além da realização do Festival de Cultura e Arte Negra __ FECAN, já no calendário municipal.

Município de Montes Claros
Procuradoria Jurídica
Lei nº 3.897, de 27 de dezembro de 2007.
In
stitui como feriado Municipal o dia 20 de novembro “Dia da Consciência Negra”, e da outras providências.

O povo do município de Montes Claros- MG, por seus representantes na Câmara Municipal, aprovou e o prefeito municipal, em seu nome, sanciona a seguinte lei:
Art. 1- Fica instituído o dia 20 de novembro, “Dia da Consciência Negra”, como feriado Municipal neste Município de Montes Claros –MG.
Art. 2- A prefeitura Municipal de Montes Claros, através da Secretaria Municipal de Educação, Esporte e Lazer, promoverá, na rede Municipal de ensino, atividades referente ao tema, fazendo- as constar da programação oficial anual da Semana da “Consciência Negra”, consoantes o estabelecido pela lei municipal 2.597 de 15 de junho de 1998.
Art. 3- Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogando-se as disposições contrárias.
Município de Montes Claros, 27 de Dezembro de 2007
Um pouco de História da Nossa Luta!!!!!!
Ao longo d
a nossa organização citamos alguns negros que se destacaram na sociedade montes clarence,no esporte citamos:Vera Nice a popular Nega Brexo,João Bispo o popular Bonga,no empredodorismo o senhor Paulo Faustino dono do Jornal Cazeta,na cultura o dançarino Luciano de Jesus,na vida Publica o secretário municipal de cultura Ildeu Brauna,na educação o professor Antônio Alvimar,José Gomes Flho,José Correia,Cardeque Soares,na política vamos prestar uma homenagem a primeira vereadora de montes claros a professora Maria Aparecida Bispo de Moura,no Jornalismo o senhor Artur Amorim Junior,na música o cantor e composotor Pedro Boi,Wander Darck,nas festa de agosto o Mestre João Farias,na capoeira o mestre José Maria da Paixão e a professora de capoeira Luciana de Fátima Oliveira,movimento feminista Maria Clarice Couto conhecida por Kaia,no Movimento Negro Hilário Bispo,nas religiões de matriz africana o lendário Chico Preto,na literatura o poeta e professor Anelito de Oliveira,nas artes plásticas João Rodrigues e Biolla e na área do direito o advocado Edson França Lino o popular Sabará,na pesquisa Elenice do Rosário dias Amorim.
Ao longo d

Um comentário:
Salve.
Compareça e ajude a divulgar
Cine Afro Sembene Apresenta
UM HOMEM ENTRE DOIS MUNDOS
Sábado, 16 de outubro de 2010 - 19 horas
Associação Centro Cineclubista de São Paulo
Rua Augusta, 1239, CJ. 13/14 - Metrô Consolação
Informações: (11)3114-3906 - Entrada franca
Sinopse: Depois de quinze anos vivendo na Europa, onde fez notável
carreira como pianista e compositor, Kisenga retorna em missão
diplomática a sua terra natal na África, para ajudar autoridades
locais na campanha de controle a um surto de doença. Porém, sua
credibilidade e os costumes de seu povo entram em choque.
Ficha técnica
Título Original: Men Of Two Worlds, 1946
Genero: Drama
Direção: Thorold Dickinson
Origem: Inglaterra/Tanganica
Duração e cor: 109 min - colorido
Idioma: Inglês
Legendas: Português
AGENDE-SE: Criado em outubro de 2009 com o objetivo ser um espaço
referencial, o Cine Afro Sembene, homenagem a Ousmane Sembene,
considerado "O Pai do Cinema Africano", exibe mensalmente no CECISP,
todo terceiro sábado do mês, filmes e documentários de tematica
africana que estão fora do eixo comercial, seguidos de conversa com um
comentarista convidado para troca de impressões e de um chá de
confraternização entre os presentes.
Colaboração: CABEÇAS FALANTES
www.tamboresfalantes.blogspot.com
tamboresfalantes@yahoo.com.br
quilombodasolidariedade@yahoo.com.br
Postar um comentário