quarta-feira, 6 de julho de 2011

A INSERÇÃO DA MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO

A INSERÇÃO DA MULHER NEGRA NO MERCADO DE TRABALHO


ELENICE DO ROSÁRIO DIAS AMORIM1

ÂNGELA ERNESTINA CARDOSO DE BRITO2

FACULDADES UNIDAS DO NORTE DE MINAS – MONTES CLAROS – MG – BRASIL.



RESUMO


Introdução: À ênfase deste estudo está em suscitar novas reflexões e indagações sobre a inserção da mulher negra no mercado de trabalho, despertando assim, o interesse em entender o porquê do elevado número de mulheres negras fora do mercado de trabalho e para as que estão inseridas, encontram-se na informalidade, em cargos secundários, trabalhando como empregadas domésticas e recebendo menores salários do que as mulheres não-negras. Objetivo: Analisar quais os fatores que dificultam a inserção da mulher negra no mercado de trabalho na cidade de Montes Claros. Metodologia: Foi realizada a pesquisa bibliográfica. Optou-se pela pesquisa qualitativa, mas não se descartou os dados quantitativos. Teve como instrumental a entrevista semi-estruturada e a técnica da gravação. A pesquisa foi realizada na cidade de Montes Claros, norte de Minas Gerais, com seis mulheres negras, de faixa etária entre 20 a 65 anos, sendo três com nível superior e exercendo cargo de chefia, e as outras três, em nível de escolaridade fundamental e em cargos de serviços gerais. Resultados: Ficou explicito que a maioria das mulheres negras são triplamente discriminadas, por ser mulher, negra e pobre; três fatores cruciais para dificultar a sua inserção no mercado de trabalho. A pesquisa revelou também que a mulher negra mesmo sendo discriminada é capaz de resignar aos obstáculos e ocupar espaços que a sociedade esquecia vagos: no mercado de trabalho; na formação/instrução; nas artes; na religião, na cultura e na vida. Conclusão A situação da mulher negra em Montes Claros, manifesta ainda um prolongamento da sua realidade vivida no período de escravidão com poucas mudanças, pois ela continua em último lugar na escala social e é aquela que mais carrega as desvantagens do sistema injusto e racista do país.



Palavras Chaves: Mulher negra, Trabalho, Discriminação.


1- Elenice do Rosário Dias Amorim.

Endereço: Avenida dos Militares, 1346, Nossa Senhora de Fátima. Montes Claros – MG. E-mail: ellemoc@yahoo.com.br Tel. (38) 30820788 – (38) 91079387/99754069

2 - Professora Ângela Ernestina Cardoso de Brito. E-mail angelafro@yahoo.com.br. Faculdades Unidas do Norte de Minas – FUNORTE.


Nenhum comentário: