sexta-feira, 15 de junho de 2012

RIO + 20... e mais do RIO


por Adriana Baptista, quarta, 13 de Junho de 2012

Oficialmente, a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a RIO + 20, acontecerá de 20 a 22 de junho, no Rio de janeiro, comemorando o 20º. Aniversário da ECO 92, que também aconteceu nesta cidade, em 1992.
A Conferência também marcará o 10º. Aniversário da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável, realizada em Johanesburgo, em 2002. 

Desta vez, todos nós queremos saber se haverá mesmo um comprometimento político, principalmente, dos EUA e da China (maiores poluidores do mundo) para salvar o planeta. Os dois temas em foco na Conferência serão: 1- a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e da erradicação da pobreza, e 2 - o quadro institucional para o desenvolvimento sustentável.

No entanto, vários eventos paralelos surgem com força total, em alguns pontos da cidade e, aqui, quero destacar a importância da CÚPULA DOS POVOS, sob a responsabilidade do Comitê Facilitador da Sociedade Civil. 

Localizado no Aterro do Flamengo, com atividades entre os dias 15 e 23 de junho, as Instituições e Projetos ficarão organizados em stands e tendas, com os mais variados temas abordados, dentre os quais, as relações de gênero, raça, empreendedorismo sustentável, cultura, religião, diversidade...

Já estão confirmadas as presenças de representantes do Quilombo do Sacopâ, Rádio Mamatera, Aqualtunes, União Brasileira de Mulheres (Núcleo Nova Iguaçu), Articulação de Organizações de Mulheres Negras Brasileiras, CONEN, e muito mais! Confiram programação parcial : www.cupuladospovos.org

A cidade, já está maquiada (ôps!) para receber os Chefes de Estado e de Governo do mundo inteiro! 

Não sei onde foram parar a população de rua e os usuários de crack! As Forças Armadas já estão em alguns pontos estratégicos (Para “Eles”, evidentemente! Aliás, a comunidade do Chapadão pede socorro! Alô , alô Governador!).

Pra quem não quer ficar de fora desse importantíssimo evento, confiram os locais no site : http://www.rio20.gov.br/sobre_a_rio_mais_20/locais-da-conferencia

A imprensa independente sequer recebeu email de confirmação da Coordenação do evento, por meio do cadastramento on line, que terminou no dia 14 de maio. Mas, nós estaremos lá e contaremos tudinho pra vocês! Pronto, falei!!!

Amanhã, 13/06,  a Comemoração dos 25 anos do COMDEDINE continua, em parceria com o COISA DE MULHER, Preparem o coração que lá vem emoção! Dia 13/06, Várias atividades no Calouste Gulbenkian (de 15h às 21:30h) e no dia 18/06 - no Centro Administrativo da Prefeitura (de 8h às 16h)

Maior Comenda do Estado do Rio de Janeiro

No dia 14/06, quinta-feira, as 18h, o Plenário da Câmara dos Vereadores do Rio de Janeiro vai ficar pequeno para receber os amigos(as) e companheiros(as) de luta por uma sociedade mais justa e menos desigual da nossa queridíssima VANDA FERREIRA e de ALEXANDRE HENDERSON. 

Justa Homenagem da maior Comenda do Estado do Rio de janeiro: Medalha de Mérito Pedro Ernesto. Estarei lá de olho em tudo e em todos(as)!

Mais do Rio...

Na manhã de sábado, dia 16/06, os agitos ficam por conta da criançada! 

Lançamento da coleção de livros infantis, NANA E NILO, de Renato Noguera. Um mergulho no universo da cultura afro-brasileira, sob o olhar curioso de duas crianças! DELÍCIA! 

Reserve o seu exemplar! Anotem aí: CASTELINHO DO FLAMENGO (Praia do Flamengo, 158 – Flamengo/RJ) AS 10H! 

Ainda no sábado, uma outra dica: SEMINÁRIO "QUILOMBOS, TERREIROS, JUVENTUDES: JUSTIÇA AMBIENTAL E PRÁTICAS CULTURAIS AFRICANAS E AFRODESCENDENTES" , DE  9H AS 18:30, no Galpão da Ação da Cidadania, rua Barão de Tefé, 75 - Gambôa. Programação da  RIO+20 - Iniciativa da FUNDAÇÃO PALMARES E  MINC 


Pra quem quer ficar pelas bandas de Madureira e reviver os bons momentos do Bloco Afro AGBARA DUDU, é só chegar! A tradicional agremiação, que nasceu há 30 anos, homenageia sua fundadora, VERA MENDES (que já foi pra Orún), numa programação pra lá de emocionante! 

Além, é claro, dos quitutes, cerveja gelada, bom batuque, dança, exposição fotográfica de Ierê Ferreira e gente bonita e feliz! 

DIA 16/06- (SÁBADO), a partir das 13h . Gente, eu ainda era uma menina quando me encantei com o Agbara.... A profusão de cores nas vestes, cabeças pensantes, o povo preto e lindo, o cheiro do peixe frito, acarajé, e caldinhos diversos.... Hummmmmm eu volto aqui depois pra contar tudinho como foi!!!!

E quem disse que Domingo é dia de descanso? A feijoada mais esperada do ano chegou! DIA 17/06 - LANÇAMENTO DO AKOBEN, movimento criado pela classe artística e de produtores negros que gritam por uma política cultural honesta, inclusiva e verdadeiramente democrática!!!! Se achegue, dê a sua contribuição, reflexões e ações se fazem necessárias! Depois, saboreie a feijoada e curta a programação cultural que promete! DAS 13h AS 18h, NO SINDISPREV – 

Axé!

Até a próxima!

Nenhum comentário: