quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

A morte do ex-presidente Nelson Mandela


BRASÍLIA - Em nota de pesar pela morte do ex-presidente Nelson Mandela, nesta quinta-feira, a presidente Dilma Rousseff afirmou que “o exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo”. Em nome do governo e do povo brasileiro, Dilma manifestou pesar pela morte de Mandela aos familiares do líder sul-africano, ao presidente Jacob Zuma e à população da África do Sul.Para Dilma, a luta de Mandela contra o apartheid transformou-se em paradigma para a África e para todos os “que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade”. Ela disse ele conduziu “com paixão e inteligência” o processo.


O ex-presidente Lula falou da importância de Mandela para a população negra da África. 



“Eu acho que o grande legado do Nelson Mandela foi fazer com que o povo negro da África do Sul descobrisse uma coisa que parece simples, mas não é simples: de que se a maioria do povo era negra, não tinha nenhum sentido a minoria branca continuar governando aquele país. E isso foi uma coisa extraordinária. As pessoas se descobriram por uma força motora capaz de mover a sociedade. E eu estou falando do Nelson Mandela porque acontecia comigo a mesma coisa e aconteceu com o Evo Morales a mesma coisa".O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, também lamentou a morte. Em nota, Barbosa afirmou que o mundo ficou “mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas”.“Em nome do Supremo Tribunal Federal, envio minhas profundas condolências à senhora Graça Machel e aos familiares de Nelson Mandela, assim como ao povo e ao governo sul-africanos. A morte de Nelson Mandela torna o mundo mais pobre de referências de coragem, dignidade e obstinação na defesa das causas justas. Sua vida altiva traduziu o sentido maior da existência humana. Seu nome permanecerá como sinônimo de esperança para todas as vítimas de injustiça em qualquer parte do mundo”, afirmou Barbosa.



Leia a íntegra da nota da presidente:



“Nota de pesar da presidenta Dilma Rousseff pelo falecimento de Nelson Mandela



O governo e o povo brasileiros receberam consternados a notícia da morte de Nelson Mandela. Personalidade maior do século XX, Mandela conduziu com paixão e inteligência um dos mais importantes processos de emancipação do ser humano da história contemporânea – o fim do apartheid na África do Sul.Seu combate transformou-se em um paradigma, não só para o continente africano, como para todos aqueles que lutam pela justiça, pela liberdade e pela igualdade.O governo e o povo brasileiros se inclinam diante da memória de Nelson Mandela e transmitem a seus familiares, ao Presidente Zuma e aos sul-africanos nosso sentimento de profundo pesar.O exemplo deste grande líder guiará todos aqueles que lutam pela justiça social e pela paz no mundo.”

Nenhum comentário: