segunda-feira, 10 de março de 2008

NOTA DE PESAR, ELUCIDAÇÃO DE FATOS

Porto Alegre Fevereiro de 2008.
Nota de Pesar, Elucidação de fatos.
Proposta para a Militância Negra Petista

Neste momento de grandes turbulências políticas que envolvem pela primeira vez representantes do movimento negro brasileiro, queremos manifestar nosso profundo pesar pelos fatos envolvendo a Ministra Matilde Ribeiro da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR/PR), que trata da utilização irregular do dito cartão corporativo do governo.

Nosso sentimento se ancora nas premissas de que durante um bom tempo assistimos outros setores do governo e da sociedade envolvidos em escândalos. Pensavá-mos que seríamos imunes a isto. Agora sabendo que ninguém esta livre de cometer deslizes, equívocos e até irregularidades, acreditamos que estamos provando do dissabor de ter que admitir alguns dos nossos no centro de uma crise ética e moral por mal uso de verba pública. Assim reafirmando nossa tristeza com o acontecido, entendemos que o momento é de profunda reflexão, aprendizado e quem sabe de extrairmos sínteses desta dura lição.

Entendemos também que não é o momento de tentativas de tripudiar ou de execração, pois quem nuca errou ou tem convicção de que não irá errar ”que continue atirando pedras”. Pensamos que é o momento de fazermos proposições para encontrar as soluções para estes e outros problemas que certamente existem e iremos nos deparar.

Por isso nós integrantes, articuladores e idealizadores da chapa Força Negra no PT, vimos a público para conhecimento de toda militância negra petista e militantes aliados, dizer da nossa tristeza pelos fatos ocorridos, que muito antes de atingir apenas uma pessoa, atinge a todos nós negros e negras petistas, atinge o conjunto da militância petista, movimento negro como um todo e coloca na defensiva mais uma vez o governo que ajudamos a construir.

Neste sentido vimos reafirmar que não autorizamos ninguém a utilizar nossos nomes, tampouco a fazer uso indevido da idéia de construir uma Força Política dos negros e negras no interior do PT para se legitimar num processo em que foram apenas convidados, mas que, de fato e de direito, pouco ou nada fizeram para que chegássemos a quase ganhar a disputa pela coordenação da SNCR/PT. (Apesar de termos concordância com parte das criticas contidas em documentos que em momento algum contou com nossa assinatura).

Queremos afirmar ainda que não nos coadunamos com posições criticas oportunistas que não condizem com a conduta ética de alguns militantes que fizeram parte da nossa chapa, portanto são por nós considerados ex -integrantes da Chapa Força Negra no PT, e que hoje já estão ou nunca deixaram de estar articulados com outros seguimentos políticos dentro e fora do PT. Cabe ainda elucidar de onde vieram as pessoas que fizeram parte da chapa Força Negra no PT e quais tendências estiveram juntas naquele momento. Quais foram: militantes da Tendência Movimento PT (MPT), Articulação de Esquerda (AE), Democracia Socialista (DS) pequena parcela, mas apoiaram, Movimento Socialista Palmares (MSP) coletivo em construção e Militantes Independentes, este ultimo grupo em maioria. Acreditamos que estas informações elucidam muito sobre a postura de cada um (a) e não deixa dúvidas quanto ao comportamento coerente que vimos tendo, ou seja, fizemos criticas nos momentos que julgamos adequados e nos fóruns que entendemos competentes, mas não aceitamos mais esta postura oportunista de alguns.

Noutra direção, entendemos que se faz necessário buscarmos alternativas para esta crise, sobretudo no interior do movimento de negros e negras petistas, mas que tem desdobramentos para fora do partido e porque não dizer no próprio governo. Nossa proposição é a de que temos que envidar todos os esforços para construirmos aquilo que chamamos de Unidade não Ação, o que não significa dizer que somos um bloco monolítico, mas sim um movimento que amadureceu e sabe das suas responsabilidades, sem com isso tentar escamotear as nossas diferenças, sem deixar de fazer as criticas, mas também as auto-criticas.

Por isso entendemos que poderíamos fazer um esforço para congelar as nossas diferenças e trabalhar naquilo que nos une que é o combate ao racismo institucionalizado e a promoção e criação da igualdade de oportunidades raciais.
Neste sentido Propomos:

A Realização de uma reunião de caráter nacional com as principais lideranças negras de todos os estados que integram o PT o mais breve possível.
Elaboração de um plano de ação conjunta para a SNCR/PT.
Procurarmos eleger um coletivo nacional contando com a participação de todas as forças políticas, observando o equilíbrio de gênero, o peso regional, a representatividade política, e a capacidade de articulação, formulação e intervenção de cada postulante ao coletivo, ou seja, propomos a construção de uma chapa de consenso. Quanto à eleição do (a) Secretario (a) poderá ser construído critérios que contemplem um conjunto de habilidades para que possamos elegê-lo (a) também por consenso para criar as condições favoráveis à execução do plano de ações construído coletivamente.
Assumir o compromisso coletivo de buscar a ampliação de espaços para execução das políticas de promoção de igualdade racial até aqui construídas.
Recompor os quadros da SEPPIR/PR com a participação de integrantes de todas as forças com militância de base na questão racial dentro do PT. Obviamente observando o tamanho do PT na SEPPIR/PR e a cota individual do (a) Secretario (a) que vier a ocupar aquela pasta.

Esta é nossa contribuição, numa primeira versão, para tentarmos buscar um entendimento, portanto está aberta a críticas, sugestões ou mesmo adesões.
Quanto à reunião proposta, achamos que poderia ser chamada pela direção nacional do PT, que indicaria observadores para acompanhar e quando necessário mediar os debates, uma vez que a situação requer muita serenidade, solidariedade, justeza e, sobretudo fraternidade. A hora de o PT mostrar que está conosco e que nós estamos com o PT é agora.



Isto posto, aguardamos pronunciamento das lideranças e forças políticas do PT que tiveram acesso ou receberam este documento.

Obs: Queremos também deixar explicito que não nos responsabilizamos por documentos escritos por ex-integrantes da chapa força negra no PT, tampouco pelo conteúdo dos mesmos.

Boa Luta a todos (as).
Fraterno Abraço
José Alves Bitencourt (Lua)
Coordenador Nacional da Chapa Força Negra no PT
Ivan Braz
Articulador Nacional da Chapa Força Negra no PT

Nenhum comentário: