quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Trançando a História



  • O projeto Trançando a História tem por objetivo ministrar oficinas nas escolas públicas dos ensinos fundamental, médio e EJA do Distrito Federal e Entorno nos contra-turnos e aos sábados com o intuito de resgatar crianças, adolescentes e adultos que estão vulneráveis à margem da sociedade e resgatar os que se encontram em situação de risco, ou seja, entregues à marginalidade e as drogas. As atividades serão desenvolvidas ao longo do ano letivo e ministradas pelo segmento Paulo Freire – Educação Popular com foco nos temas interligados a população negra, tais como: História da África, Diáspora africana, Direitos humanos, Violência Racial, Questões de gênero, Questões de raça, Diversidade cultural, Cultura Digital, Religiões de Matriz Africana, Racismo, Quilombos e quilombolas, Saúde da População Negra, Líderes negros, Movimentos e pensadores, Patrimônio cultural, Escravidão, Educação, Bullying e Economia.

    Diante dos temas propostos ofereceremos oficinas no decorrer do ano e ciclos de palestras, workshops, seminários, exposições como resultado destas para realizarmos o I Festival de Trançadeiras do DF e Entorno.
    As oficinas iniciais que serão ministradas nas Escolas da Rede de Ensino do DF e Entorno são: tranças africanas, artesanato e acessórios étnicos, dança negra contemporânea, capoeira, música, teatro de rua, técnicas circenses, meio ambiente e sustentabilidade, hip-hop, serigrafia, maracatu, cordel e xilogravura.
    Objetivamos também intercambiar com África e os países de língua portuguesa para fortalecer laços através da promoção de estudos e pesquisas. Diante do exposto o Coletivo – Distribuidora Cultural promoverá grupos de estudo e pesquisa por meio de profissionais da academia com a finalidade de criar e estimular publicações, artigos e outros estudos para inseri-los no Observatório Brasilidade Africana que será desenvolvido ao longo deste projeto nos idiomas: yorubano, português (Brasil), francês e inglês. Desenvolverá junto aos alunos da Rede de Ensino do Distrito Federal e Entorno pesquisas e outras atividades científicas referentes a grupos étnicos nas áreas de antropologia e história apresentando um caráter interdisciplinar incentivando-os para a formação de novos pesquisadores.
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