O
projeto Trançando a História tem por objetivo ministrar oficinas nas
escolas públicas dos ensinos fundamental, médio e EJA do Distrito
Federal e Entorno nos contra-turnos e aos sábados com o intuito de
resgatar crianças, adolescentes e adultos que estão vulneráveis à margem
da sociedade e resgatar os que se encontram em situação de risco, ou
seja, entregues à marginalidade e as drogas. As atividades serão
desenvolvidas ao longo do ano letivo e ministradas pelo segmento Paulo
Freire – Educação Popular com foco nos temas interligados a população
negra, tais como: História da África, Diáspora africana, Direitos
humanos, Violência Racial, Questões de gênero, Questões de raça,
Diversidade cultural, Cultura Digital, Religiões de Matriz Africana,
Racismo, Quilombos e quilombolas, Saúde da População Negra, Líderes
negros, Movimentos e pensadores, Patrimônio cultural, Escravidão,
Educação, Bullying e Economia.
Diante dos temas propostos
ofereceremos oficinas no decorrer do ano e ciclos de palestras,
workshops, seminários, exposições como resultado destas para realizarmos
o I Festival de Trançadeiras do DF e Entorno.
As oficinas
iniciais que serão ministradas nas Escolas da Rede de Ensino do DF e
Entorno são: tranças africanas, artesanato e acessórios étnicos, dança
negra contemporânea, capoeira, música, teatro de rua, técnicas
circenses, meio ambiente e sustentabilidade, hip-hop, serigrafia,
maracatu, cordel e xilogravura.
Objetivamos também intercambiar
com África e os países de língua portuguesa para fortalecer laços
através da promoção de estudos e pesquisas. Diante do exposto o Coletivo
– Distribuidora Cultural promoverá grupos de estudo e pesquisa por meio
de profissionais da academia com a finalidade de criar e estimular
publicações, artigos e outros estudos para inseri-los no Observatório
Brasilidade Africana que será desenvolvido ao longo deste projeto nos
idiomas: yorubano, português (Brasil), francês e inglês. Desenvolverá
junto aos alunos da Rede de Ensino do Distrito Federal e Entorno
pesquisas e outras atividades científicas referentes a grupos étnicos
nas áreas de antropologia e história apresentando um caráter
interdisciplinar incentivando-os para a formação de novos pesquisadores.
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