sábado, 23 de fevereiro de 2013

Governador Valadares, Montes Claros e Três Corações recebem oficinas de capacitação para editais com foco nos criadores e produtores negros



cartaz-editais2-300x300O Ministério da Cultura, por meio da Representação Regional Minas Gerais, dá prosseguimento às oficinas de capacitação sobre os editais para criadores e produtores negros com eventos em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce; Montes Claros, no Norte de Minas, e Três Corações, no Sul de Minas, ainda neste mês de fevereiro.  Em Valadares, o  encontro acontece dia19/02, terça-feira, às 14h, no Ponto de Cultura Artesanato e Cultura da União Operária de Governador Valadares (Rua São José, 558 – Centro). A capacitação em Montes Claros acontece dia 26/02 e em Três Corações, dia 28/02 A participação é gratuitaConfira AQUI os locais. As inscrições para todas as oficinas podem ser feitas pelo e-mail divulgacaomg@cultura.gov.br. Os interessados devem informar no momento da inscrição a localidade em que deseja participar, nome, e-mail e telefone.

Mais de 150 pessoas já participaram das oficinas de capacitação que aconteceram desde o final de janeiro nas cidades de Ponte Nova (25/01), Uberlândia (31/01), Juiz de Fora (1º/02) e Belo Horizonte (05/02), entre artistas, produtores, grupos das mais diferentes expressões artísticas, estudantes, pesquisadores e  editoras, interessados em conhecer os detalhes dos editais e participar dos processos.

Os editais voltados para produtores e criadores negros foram lançados no dia 20 de novembro, no Dia Nacional da Consciência Negra. Quatro dos cinco editais tiveram o prazo de inscrição prorrogado para 25 de março de 2013, a fim de oferecer mais chance de participação. Para participarem, os interessados devem ser autodeclarados negros (pretos e pardos, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE). Os valores investidos superam os R$ 9 milhões e fazem parte das políticas afirmativas para o combate ao preconceito racial que o Governo Federal tem adotado, amparado em decisões do Supremo Tribunal Federal.
 
Os editais também estão em conformidade com metas estabelecidas pelo Plano Nacional de Cultura e pelo Estatuto da Igualdade Racial. O Minc disponibiliza esses recursos por meio da Secretaria do Audiovisual, da Fundação Nacional de Artes (Funarte) e da Fundação Biblioteca Nacional (FBN), ambas instituições vinculadas ao Ministério. O objetivo é promover a inclusão social dos afrobrasileiros por meio da formação de novos escritores, da elevação do número de pesquisadores negros e das publicações de autores negros, do incentivo ao surgimento de pontos de leitura de cultura negra em todo o país, da premiação de curtas-metragens dirigidos ou produzidos por jovens negros, na faixa de 18 a 29 ano

Nenhum comentário: