quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

6ª EDIÇÃO DO TROFÉU RAINHA NZINGA - 2022, MONTES CLAROS - MG




Propósito
  

A 6ª edição do Troféu Rainha NZINGA tem por objetivo da  visibilidade  e valorizar a luta das mulheres que milita no combate ao racismo em diversas frentes como, por exemplo: religião, música, dança artes plásticas, culinária, moda, política, educação e no empreendedorismo.
                                                                                                        
Visão Geral do Troféu
             
O Troféu Rainha NZINGA surgiu dentro das atividades do Festival de Cultura e Arte Negra – FECAN, trazendo algumas nuances da cultura de matriz africana no Brasil em especial no município de Montes Claros. Em 2022 na programação do evento teremos roda de conversas, palestra, lançamento de livros , premiação do troféu Rainha Nzinga e a confraternização com a Comida Di Preto.

Metas do Troféu

 Fortalecer e dar visibilidade a mulher que no seu dia-a-dia militam em defesa da cultura de matriz africana, tão marcante em nossa sociedade.
O troféu tem por objetivo homenagear também a mulher que não tem uma atuação política, mas no fundo é uma guerreira, pois do seu jeito vem construindo um mundo mais humana sendo uma mãe presente, uma trabalhadora exemplar, uma servidora que atende bem o usuário do serviço publico.
As atividades do Troféu Rainha Nzinga: rodas de conversas, lançamentos de livros, palestras e apresentações culturais e premiação das homenageadas.

Objetivo do Troféu

•Manter viva a memória das mulheres que sempre defenderam a cultura de matriz africana, e seu ideal de liberdade.
•Divulgar os fatos históricos que reafirmam a luta das mulheres que militam em defesa da igualdade racial, nas escolas e nas universidades. 
•Dar visibilidade a organizações de mulheres negras, além de contribuir com os pesquisadores, professores, jornalistas, estudantes e sociedade organizada sobre a importância dos elementos de matriz africana na construção da identidade cultural.


Objetivo Geral do Troféu Rainha Nzinga


Promover, a inserção das mulheres negras no espaço de poder. Fazendo um recorte nas questões de gênero e raça, a 6ª do Troféu Rainha NZINGA trabalha a valorização da autoestima das mulheres negras.


                                                         INTRODUÇÃO


 A 6ª edição do Troféu Rainha Nzinga vem romper com  silêncio que envolve as questões de gênero e raça na sociedade brasileira em especial no norte do estado de minas gerais. É preciso romper com as praticas machistas e racistas que estão impregnadas na sociedade brasileira, a luta das mulheres negras a partir da diversidade de gênero e raça contribuirá com a ocupação das mulheres no poder. A tentativa do rompimento do silêncio que envolve a questão racial no ambiente político tem provocado, entre as mulheres, um interesse maior nas questões de uma agenda que de fato discuta as questões de gero e raça no dia-a-dia do fazer político.     
                
JUSTIFICATIVA

Não tem como valorizar as mulheres esquecendo-se de fazer um paralelo do dia da África com a guerreira Rainha NZINGA; por isto justifica fazer a 6ª edição do Troféu Rainha Nzinga que vem fortalecer a discussão acerca do combate ao racismo, se não colocarmos as questões de gênero e raça e o empreendedorismo das mulheres negras.
A mulher como a protagonista da luta de emancipação política e social com recorde de gênero e raça, nesta perspectiva a 6ª edição do Troféu Rainha Nzinga vem homenagear as mulheres brasileira.
Além de reforçar a nossa identidade como pertencente da cultura de matriz africana.
O Troféu Rainha Nzinga cumprirá um papel importante  na visibilidade da luta das mulheres em especial as negras.
Informação adicional do troféu Rainha Nzinga

A idealização da 6ª edição do Troféu Rainha Nzinga surgiu com objetivo de dar visibilidade as nossas heroínas negras em especial à rainha NZINGA, mulher guerreira que enfrentou o poder colonial português.  O Troféu Rainha Nzinga é um prêmio que simboliza a luta das mulheres ao preconceito racial e o combate ao racismo, na perspectiva de gênero é raça, também será com este olhar que faremos mais uma edição do Troféu Rainha Nzinga que este ano vamos  homenageando 35 mulheres de varias região do Brasil nos diversos segmentos; o evento acontecerá nos dias: 27 e 28 de Maio de 2022, na cidade de Montes Claros Minas Gerais.


Idealizador



Hilário Bispo da Fonseca, através do NEAFRO TAMBORES DOS MONTES, que é um Núcleo de Estudos das Relações Étnicos Raciais da cidade de Montes Claros Minas Gerais, que tem como objetivo a luta contra as desigualdades raciais e a defesa dos direitos humanos fazendo um recorte das questões de gênero e raça.
Veja mais  no 

facebook  trofeurainhanzinga, 
instagram @trofeurainhanzinga

Nenhum comentário: