quinta-feira, 2 de janeiro de 2020

Valderesa Aparecida Rogério,Rainha Nzinga 2022

Valderesa Aparecida Rogério, 56 anos,  residente na cidade de Campinas SP.
Pai pedreiro e minha mãe dona de casa,  foi a primeira da família a cursar uma Universidade.
A princípio cursou o Magistério em 1984 e com 18 anos já ministrava aulas na Rede Estadual de SP.
Obteve a primeira graduação em 1992 na PUCCAMP - Educação Física.
Em 1999 Pós Graduação em Didática - Fundamentos Teóricos da Prática Pedagógica pela Faculdade de Educação São Luís.
Em 2005 graduada em Pedagogia pela UNICAMP.
Professora aposentada há 4 anos. 
No Magistério e somente em sala de aula há 30 anos sendo 7 anos trabalhados na Rede Estadual de Ensino de SP e 23 anos na Prefeitura Municipal de Campinas SP.
O seu principal campo de atuação sempre se deu em Escolas da periferia, onde sempre procurei realizar um trabalho pautado em Temas e Projetos com enfoque especial à Alfabetização,  Letramento e na construção da leitura e da escrita.
Sempre acreditando e defendendo a Educação Multicultural como ponto de partida  para a construção do  conhecimento, valorizando as diferentes etnias que compõem o ambiente escolar e trazendo pra sala de aula essas diferentes vivências.
O diálogo, e a valorização da diversidade cultural no processo de alfabetização e a valorização da função social da escrita sempre ocuparam destaque especial em minha prática pedagógica.
Ele se  coloca
como  uma profissional  mediadora e crítica no processo de aprendizagem, exaltando as diferenças, sempre enfatizando e reforçando o potencial e a capacidade dos educandos independente de sua etnia ou  condição social.

Nenhum comentário: