quarta-feira, 17 de abril de 2013

Um pouco sobre o Grupo Saruê Unimontes

 Essa matéria é do ano de 2012

A Companhia de Danças Folclóricas Saruê, formada por professores, acadêmicos e egressos da Universidade Estadual de Montes Claros, será uma das atrações no X Festival Internacional de Folclore de Minas Gerais. Além das apresentações na programação oficial do evento, às 20 horas deste domingo (12/05), no ginásio do Serviço Social do Comércio (SESC), o grupo tem sido o anfitrião das oficinas temáticas de dança, produção e coreografias para as companhias visitantes do Brasil e de outros países.

As atividades estão acontecendo no Laboratório do Exercício do departamento de Educação Física, no Centro Esportivo Universitário da Unimontes, com a participação dos coordenadores e integrantes dos grupos Ballet Ucraniano Kalena (Ucrânia), Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza/SC, Conjunto Polinésico Ariki Rapa Nui (Chile) e do próprio Saruê.

“As oficinas nada mais são do que um trabalho de socialização dos grupos, pois eles apresentam entre si as danças que desenvolvem em seus países e regiões de origem”, explica o diretor do Grupo Saruê Unimontes, professor José Roberto Lopes de Sales. “Um aprende o costume do outro”, resumiu.

Grupos Nova Veneza e Ariki Rapa Nui
Bailarinos dos grupos Nova Veneza e Ariki Rapa Nui durante visita à Unimontes
Os bailarinos Pablo Naranko e Leslie Lopez, do grupo chileno Ariki Rapa Nui, disseram ser “muito importante esse tipo de intercâmbio”, pois os festivais servem para exibir “as tradições musicais folclóricas e a beleza da arte tanto do Chile como de outras culturas”. A companhia reproduz nos palcos os costumes dos habitantes da Ilha de Páscoa.

Para Jussara Sávio, coordenadora do grupo catarinense Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza, é muito importante a manutenção das tradições folclóricas. No caso de sua companhia, ela resgata “as canções antigas do repertório cultural italiano ligado aos carnavais da cidade de Veneza”.

SOBRE O FESTIVAL

O X Festival Internacional do Folclore de Minas Gerais é uma promoção do grupo Banzé (Montes Claros), com o apoio do Governo de Minas (Lei Estadual de Incentivo à Cultura), Cemig, Caixa, Transnorte e Ministério da Cultura. Na programação, apresentações de grupos do Brasil, Líbano, Senegal, Paraguai, Chile, Rússia, Ucrânia e Chile, além de representantes de colônias descendentes de indianos e italianos no País, nas cidades de Januária, Montes Claros, Pirapora, Ouro Preto e Belo Horizonte até o dia 20 de maio.

Em Montes Claros, as apresentações começam nesta sexta-feira (11), às 19 horas, com desfile pelas ruas centrais, seguida de shows no Ginásio do SESC. No sábado e no domingo também haverá apresentações, no mesmo local, sempre a partir das 20 horas.

O Saruê reúne 38 integrantes, entre dançarinos, músicos e professores. No repertório montado para o X Festival de Folclore, o grupo da Unimontes levará ao palco as danças “Coco” e “Boi Bumbá de Parintins”. Neste sábado, a partir das nove horas, os grupos estarão desfilando pelas ruas centrais da cidade e a apresentação do Saruê acontecerá no domingo, às 20 horas, no Ginásio do SESC.

Nenhum comentário: