sábado, 31 de maio de 2008

RELATÓRIO/ FECAN /2008


A sociedade brasileira emerge de um período de três séculos de escravidão. O Brasil foi o último país das Américas a abolir o trabalho escravo e só o fez quando o número de escravizados já não muito significativo.Possuímos uma forte herança colonial, herdando do regime escravocrata características e práticas autoritárias. A sociedade foi formada sob bases que se caracterizam pela ausência de valores igualitários.Vivemos mais de cinco séculos, convivendo com a iniqüidade e a injustiça. A 3ª edição do festival de cultura e arte negra FECAN em Montes Claros foi mais um momento de fortalecimento da cultura negra, tão marcante em nossa sociedade.
OBJETIVO
O FECAN,apresentou várias nuances da cultura negra como forma de resgate dos ideais de libertação dos afro-brasileros, fizemos uma reflexão sobre as condições dos negros e negras, devido a sua herança histórico-cultural e liberdade tão violada e que deixou seqüelas marcantes que permanecem até hoje.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Mantivemos viva a memória e a cultura dos negros e negras brasileiros, e seu ideal de liberdade,e que sempre lutarão por uma sociedade mais justa.Divulgamos o 13 de Maio nas escolas, universidades e facudades, bem, como o dia nacional da luta contra o racismo no Brasil.Resgatamos e divulgamos a cultura negra; e algumas de suas formas de arte e criatividade;Damos visibilidades as organizações do Movimento Social Negro do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha.
A META PRINCIPAL
Conscientizamos a sociedade da importância dos elementos da cultura dos afro-descendentes na formação cultural, política, econômica e social da sociedade brasileira.
JUSTIFICATIVA.
O tema da 3ª edição do FECAN, foram os quilombos.Os Quilombos foram as experiências mais rica de organização dos negros e negras das américas.. Nos Quilombos, as terras e o fruto do trabalho eram de todos. O excedente da produção era vendido ou trocado por bens necessários a toda a coletividade.Mas foi no Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, no atual estado de alagoas, que os homens e mulheres negras escreveram as mais belas paginas de luta de libertação na América. Palmares desenvolveu lutas de grande envergadura derrotando as tropas portuguesas e holandesas, manchando com sangue a sua historia.O colonialismo português organizou um exercito com mais de 9 mil homens sob o comando do Bandeirante domingos Jorge Velho para destruir Palmares.Com Palmares destruído, Zumbi foi assassinado no dia 20 de Novembro de 1695. Zumbi tornou-se um símbolo vivo para gerações futuras como exemplo de luta e amor a liberdade. Por essa razão justificarão a 3ª edição do FECAN,com o lema “ O despertar da Consciência” “ Do Cafundó ao Palmares”.O FECAN, aconteceu em Montes Claros nos dias 10 à 18 de Maio de 2008, onde fizemos uma reflexão dos 120 anos de libertação dos escravos brasileiros. Realizaamos dentro do FECAN, O 1ºEncontro de Negras e Negros do Norte de Minas e Vale do Jequitinhonha, 13 de Maio de 2008, onde discutimos um Projeto Político do Povo Negro Para o Pais. Dentro do FECAN, tivemos oficinas: Dança Afro, Break, Percussão, Graffiti, Artes Plásticas, Penteados e Tranças AfroTrabalhamos a lei 11.645,que obriga o estudo da cultura africana nas disciplinas de : Historia, literatura e artes no ensino fundamental e médio da rede Municipal, Estadual e Particular. O publico alvo, crianças, adolescentes, jovens, professores, estudantes, pesquisadores, em todas as atividades tivemos uma atenção especial as crianças.Atingimos mais de 30 cidades que estiverão representadas pelos seus Secretários, em especial os de: Ação Social, Educação e Cultura.As fotos das atividades do FECAN estão no ORKUT fecan_culturaeartenegra@yahoo.com.br acesse é divulgue.

Nenhum comentário: