Dança Afro será uma das atividades do núcleo de dança do Ancestrais da Capoeira
Dança-Afro tem fundamental importância, por estar diretamente ligada à identidade cultural do negro brasileiro.
O agitador cultural Hilário Bispo e o mestre Geraldo Tadeu Reis do grupo Ancestrais da capoeira,com objetivo de difundir e resgatar a cultura afro brasileiro cria o núcleo de danças africanas,com as aulas nos dias terças e quintas feiras das 17.30 às 18.30 no CAIC situado no Bairro Maracanã,além de divulgar a cultura tem como meta resgatar a alta estima da juventude negra da pireferia de montes claros
As atividades conta com a coordenação dos idealizadores do núcleo Hilário Bispo do Grupo de consciência Negra Tambores dos Montes e Geraldo Tadeu Reis do Grupo Ancestrais da Capoeira.
Hilário Bispo relata um pouco da sua compreenção acerca da dança afro
penso que a dança-afro representa, muito mais que uma atividade ela representa a valorização de uma cultura que ainda é muito discriminada. Aprendi gostar da cultura afro brasileira devido a sua alegria com muita expressão corporal as danças simboliza a cultura e nos liga com os nossos ancestrais.O trabalho do núcleo com os jovens acontece com uma metodologia reflexiva,onde trabalhos com os valores culturais da cultura africana na sua diversidade cultural,politica e social, buscamos repassar para os jovens a importância dos elementos africanos que compõem a cultura brasileira em especial as danças,como a dança-afro,puxada de rede,samba de roda,maculelê e as danças dos orixás
As danças afro-brasileiras foram definidas como as danças religiosas e profanas da África trazidas pelos escravos e aqui desenvolvidas e transformadas por forças de diferentes influências, inclusive do sincretismo religioso.
Nas danças religiosas, cada orixá (divindade africana) é convocado ou homenageado através de ritmos e movimentos próprios e característicos. As danças profanas ocorriam nos momentos de festas nas senzalas e eram, entre outras, o Zambê, o Lundu, o Jongo e o Samba.
A dança afro tal, como é ensinada atualmente, é resultante de estudos feitos por Katherine Duncan, bailarina e antropóloga negra, norte-americana, que pesquisou a cultura e, mais especificamente, as danças de origem africana em vários países, sobretudo na América do Sul e Caribe. A partir dos estudos e pesquisas realizadas, ela criou magníficas obras coreografadas que formaram o repertório de sua grande companhia de ballet negro - o Ballet Katherine Duncan.
Katherine Ducan decodificou os movimentos das danças que pesquisou e elaborou uma técnica para seu ensino incorporando alguns elementos da dança moderna americana. Mercedes Baptista, Mestra de dança afro-brasileiras, foi professora de Gilberto de Assis, que a tornou solista e primeira bailarina de sua companhia.
Contribuições da Dança Afro
O primeiro momento importante da Dança Afro é quando os jovens trocam a ociosidade por uma atividade cultural e esportiva. A busca da identidade, tanto pessoal quanto coletiva, e a constante educação cultural que a Dança Afro promove são contribuições agregadas a essa arte. Fisicamente, além da destreza e do conhecimento corporal, o aprimoramento da coordenação motora leva às buscas pela linguagem e pelos imites do corpo.
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