terça-feira, 18 de novembro de 2008

Menos Preconceito!





Muito já se escreveu sobre a vitória de Obama nas eleições americanas e mais ainda vai se escrever... Mesmo assim, não posso ficar calada, pois minha emoção me leva a querer dizer, bem alto, como estou feliz com tudo isto! Na verdade, embora torcesse para que fosse assim, tinha minhas dúvidas de que acabasse sendo.
Morei nos Estados Unidos nos anos 60, como bolsista do AFS, durante um ano, quando freqüentei o último ano de High-School. Foi uma experiência marcante em minha vida, pois me instigou a pensar por mim mesma, me concedeu uma distância necessária de minha família protecionista, de meu país, para que pudesse sentir que podia contar comigo mesma, que valia a minha força interior. Enfim, tenho uma ENORME dívida de gratidão com este povo que tão carinhosamente me acolheu, que me permitiu vislumbrar um mundo bem mais amplo, novas idéias, uma forma mais liberal do jovem viver, um desenvolvimento tecnológico muito maior, na época, um país de pessoas com um sentido mais avançado de cooperação, de cidadania. Mas, embora fosse muito bem tratada por cada um, nunca me senti parte daquele grupo – representava para eles uma brasileira sempre e não fazia parte do mundo deles, completamente. Isto era muito incômodo, mas não tão claro para mim, como ficou quando fui amadurecendo.Vim a compreender que eu era querida, mas era sempre uma latina... Alguém diferente, exótico, que não poderia caber naquele grupo sem causar algum mal estar.
Muitos anos já se passaram, continuo os amando da mesma forma, porque os compreendi, mas sempre quis que tudo fosse diferente, pois discriminação dói e eu sabia ser uma bobagem, desde quando no fundo sempre fomos muito afins. Tínhamos idéias e sonhos semelhantes, como até hoje, quando minha irmã americana me revelou, que embora seja a família Republicana, votara num Democarata e tinha ido a Chicago para estar entre os que ouviam o primeiro discurso de Obama, depois que foi declarado Presidente eleito. A família está empolgada, cheia de esperança de que mudanças importantes aconteçam.
Assistir à eleição de um negro, com esposa negra, filhas negras, Presidente deste mesmo povo, parecia-me um sonho quase impossível... a não ser, me dizia, se isto fosse a vontade de Deus, pois pra Ele, nada é impossível e não existem obstáculos que não possam ser vencidos. E não deu outra! Que bom, que virada, que bela porta se abre, agora, na consciência de tantos, que lindo degrau se subiu, que símbolo forte surgiu, para todo o mundo, comprovando que Somos Todos Um! Que alívio estou sentindo, quanto já chorei de alegria, quanto já vibrei!
Mas tenho a consciência de que todos nós, que trabalhamos pela Luz, precisamos orar muito, pedindo o fortalecimento de Obama, proteção, sabedoria, para que ele possa aproveitar a oportunidade que está tendo de trazer mudanças substanciais para todo o mundo. Muita cautela com o orgulho, com a vaidade, para que não se perca, para que continue trilhando um caminho amparado por Deus.
Pai, já era tempo de algum sinal marcante de Sua presença acontecer e, por favor, eu lhe rogo, não deixe este momento se perder!

Nenhum comentário: