terça-feira, 29 de setembro de 2009

NEGRO DRAMA II - OPERAÇÃO IGUALDADE EM UBERLÂNDIA – MG

NEGRO DRAMA II - OPERAÇÃO IGUALDADE EM UBERLÂNDIA – MG.
por: Alexsandro Damas

Esta é a opinião NEGRO DRAMA, a mesma refere-se a uma recente matéria a qual referenda ao ESTATUTO DA IGUALDADE como uma Fraude, a mesma veiculada no Jornal Correio de Uberlândia, na sua edição de vinte de setembro de dois mil e nove, a qual ate o momento parecia despercebida e ninguém a referendou, traz nos seus anais um resumo do contraste nas relações humanas e de direito de cada cidadão, porém como sou negro mas não tenho a prerrogativa da escrita, não seremos tão enfáticos, levianos, desconhecedores e superficiais.
Pois bem a falácia volta à tona, porém desta vez não podemos mais uma vez abaixar a cabeça sem refletir e ponderarmos alguns fatos antes. A temática em torno do ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL não pode ser tão ignorada e desdenhada assim, respeitamos as opiniões acerca do mesmo e não vamos contrapor, mas apenas traçar um paralelo sobre o mesmo a partir da nossa realidade local.

Estamos num estagio que não cabe mais a submissão de outrora, ou seja, eu falo e escrevo e você fica quieto, e o momento é serio e muito importante e, portanto não concerne mais ficarmos a mercê, como já estamos dos mandos e desmandos não só de políticos, mas também apáticos ás pessoas dos meios de comunicação que expõem de forma tão simplória, grosseira e ate mesmo desdenhosa de fatos de suma importância para a democracia vigente. Será que é conhecida realmente a situação das pessoas no seu direito de sobreviver principalmente em Uberlândia?
E porque mais uma vez o cidadão pobre, e ainda por cima negro tem que pagar pelas ingerências publica e ser conivente com as temerosidades de algumas pessoas do meio da imprensa escrita, televisiva e auditiva?
Ate mesmo à antiga historia capitalista contemporânea do navio negreiro se repete, mas pela busca dos escravizados em galgar condições de recomeçar sua vida, porém nos esquecemos da cultura local de modos e padrões, nos esquecemos ainda do ponto em que o pensamento é a dominação não pode se romper, que a exploração e o poder não podem ser incomodados ou invadidos, as arquiteturas e os ambientes não podem ser desarmonizados, por isso temos que buscar mecanismos de demarcação para evitar a invasão desses negros agitadores.
A discriminação como alguns colocam pode não existir mesmo, mas esta incide sobre a qualidade de vida das pessoas, com um, porém, a maioria desta gente é negra, cidadãos e brasileiros ou afro-brasileiro desrespeitados nas filas das repartições publicas entre outros, nos postos de saúde, na falta de vagas nas escolas, nas filas dos bancos, a constituição com suas falhas não assegura a legitimidade aos direitos e quem dirá o acesso ás oportunidades.

Se o estado, ou melhor, as pessoas que ocupam temporariamente o poder, de fato cumprissem com o que lhe é de dever, os cidadãos e as famílias não estariam desestruturadas e mais do que isso, o foco dos governantes deveriam ser o de garantir ao ser humano o direito ao acesso ás oportunidades de cidadania, pois o papel fundamental do estado deve ser de garantir e implantar políticas publicas de interesse do cidadão sem discriminação, garantido pela constituição federal, porém isto não acontece e a mesma não e tratada de forma responsável e moral.

Dessa forma mais uma pagina da busca desenfreada, hipócrita e imbecil dos negros se torna motivo de descaso, e pior ainda em Uberlândia, onde os COVARDES, HIPOCRITAS, IMBECIS E LEVIANOS apenas apontam e atiram contra, sem ao menos participar ou conhecer.
Creio que daqui para frente cabe a todo e qualquer PRETO OU NÃO PRETO FUDIDO desta cidade não calar a boca, mas gritar aos quatro cantos suas lutas para ter dignidade, E VER SEUS DIREITOS RESPEITADOS, pois os algozes estão desafiados a saírem de trás das suas mesas e andarem um pouco mais pela cidade porque a muito tempo Uberlândia deixou de ser uma cidade de apenas vinte ruas e dominada por coronéis, mesmo que alguns ainda crêem e insistam nisto.
Sem desmerecer ou desrespeitar a ninguém, mas poucos são os que têm moral, para falarem ou tecerem comentários sobre o ESTATUTO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE, o qual foi votado e aprovado no legislativo nacional, e vale lembrar ainda que existem vários negros de respeito em Uberlândia e que atuam de forma ÉTICA, CORRETA, IDONEA E NO MAIS ALTO NÍVEL DE MORALIDADE e que sabem muito bem da sua historia e das dificuldades que enfrentaram e enfrentam para conquistar seu espaço, porém ainda são a minoria nos meios sociais, nas universidades e também dentro do poder publico, onde não precisa nem olhar qual a cor do poder, mas ta bom espertalhão quantos secretários negros existem na cidade? Há legal eles só querem status e uma boquinha, porém quando você anda pelas ruas dos bairros não centrais da Uberlândia de hoje a realidade vem à tona, pois entre os meninos os heróis deles são pretos, pretos estes que roubam, que matam e que vendem os ENTORPECENTES QUE VOCÊ, SEUS ENTES E AMIGOS BRANCOS USAM E FINANCIAM. Ah!Então Pensa o seguinte, o camarada mal tem dinheiro para comprar comida, de certo vai iniciar um comércio de drogas sem ter um financiador!!!!!!!!! E de certo é difícil saber quem financia?

Portanto porque tenho que ver um negro ser retratado fantasiosamente na ficção como um negro incompetente e corrupto, sendo que os ladrões no poder tem a cor não preta? Porque eu tenho que reforça o estereótipo do negro sendo chicoteado na ficção e ficar quieto? Porque eu não posso estudar na escola a origem do continente africano, sua civilização, sua astrologia, sua engenharia, sua filosofia, sua organização social? Mas posso estudar e aprender a roubar e saquear como os nobres europeus e americanos fizeram na antiguidade ate os dias atuais? A roubalheira está também em Uberlândia e ta cheio de patíveis corruptos por ai, e tem ainda as articulações de favores entre promotoria e poder publico.

Pois bem esta gente pobre, parda e preta é a maioria nas favelas e também nas urnas, ah! mas, Uberlândia não tem favelas, esta correto, no aspecto físico e/ou geográfico, mas os problemas sociais decorrentes existem sim, os quais afetam pessoas que na sua maioria são vitimas da falta de uma política publica responsável voltada para o social e que são as maiores vitimas dos comprometidos e algozes promotores, e para comprovar é só andar pela Uberlândia de hoje de centenas de ruas elevadas á quarta potência e não na de vinte ruas.
No entanto, para que estudar a historia da África, que bobagem né? Pois então lembre-se que herói de preto é preto, e os heróis negros não são lembrados porque seus pares não sabem da sua historia, e o estudo da historia dos primórdios europeu e sua construção não é e nunca será mais importante do que o conhecimento da HISTORIA, CIÊNCIA, FILOSOFIA, ARQUITETURA, CULTURA, CIVILAZÇÃO E TRADIÇÕES dos costumes africanos que são o molde da comteporeneidade e que se estende por este século XXI.

Mais ainda tem esta lei 10639/2003, que garante aos menores conhecerem Ilustres PERSONAGENS NEGROS QUE PASSARAM PELA HISTORIA DEIXANDO SEU LEGADO, PARA ASSIM ELE SABER QUE PODE GALGAR CAMINHOS MELHORES , PORQUE TEVE OUTROS COMO ELE QUE CONQUISTARAM porque tiverem a oportunidade para isto, e ainda saber que seus pares tem uma historia e um legado e em sendo se reconheça na historia E A PARTIR DAÍ TRILHE NOVOS CAMINHOS INSPIRADO EM ALGUÉM, PARA DEPOIS NÃO SOMENTE ENVIAR O CANO NA SUA CARA NÃO PRETA.

Pior ainda estas conferencias, principalmente as de Promoção da Igualdade, e pior ainda a aprovação deste ESTATUTO DA PROMOÇÃO DA IGULADADE, PRINCIPALMENTE PARA QUEM VIVE ÁS MARGENS DOS DEBATES ACOVARDADO, pra que isso né?
Por fim que todos os negros compreendam que não cabe mais ataques e acusações sem sentido, não podemos mais torcer pelo fracasso do outro porque todos saem prejudicados, cabe neste momento a reflexão.

Estamos no momento de sentarmos á mesa e debatermos idéias e propostas e deixar um pouco a ideologia não preta que nos afundou e afunda ate agora. Mais importante ainda são as observações do senhor Martin Ubai membro da ONU "....as pessoas no continente africano produzem o que não consomem, e consomem o que não produzem...." também ser está a situação da população que produz os bens de consumo e vivem na linha da miséria ou abaixo dela. PENSE NISSO!!!!!!!!

E se não houvesse a lei MARIA DA PENHA várias e varias mulheres, em sua maioria negras estariam sendo assassinadas neste momento, CO MUITAS AINDA ESTÃO, e se não fosse o ESATATUTO DO IDOSO muitos não teriam a oportunidade de se deslocar ou ter um pouco mais de respeito por aquilo que lhe é de direito CONSTITUCIONAL, se não fosse isso varias e varias crianças e adolescentes estariam sendo desrespeitadas como são nos seus direitos.

CREIO TAMBÉM EXISTIR OUTROS DIREITOS BÁSICOS DE SOBREVIVÊNCIA DO CIDADÃO E CIDADÃ E A SUA CONSTITUIÇÃO TA AI, ENTÃO FAÇA ELA FUNCIONAR E DEPOIS ACABE COM OS ESTATUTOS.

Alexsandro Damas Francisco

adafx1@yahoo.com.br

34 9126 5604

Nenhum comentário: