quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Seminário Internacional sobre o Censo 2010, focado na inclusão etnico-racial

Essa conquista tem a ver com nossa participaçao (do Movimento Negro Brasileiro) incluindo obviamente a CONEN, porque estava lá em nome da CONEN Brasil - no Seminário Internacional sobre o Censo 2010, focado na inclusão etnico-racial em todos os Censos que serão realizados na América Latina e Caribe entre 2010 e 2012.
O Brasil deu uma contribuição fundamental, na medida em que os técnicos, especialistas e autoridades dos Institutos Demográficos e Estatísticas de toda a América Latina compreediam apenas a questão étnica, leia-se, povos indígenas. Ficamos 3 dias debatendo a questão racial, para eles, uma questão do racismo, uma questão politica e não técnica. Nossa pequena delegaçao juntamente com representantes do Movimento Negro da AL e Caribe teve que se desdobrar e articular estratégias inteligentes e qualificadas para consolidar este debate. Cabe enfatizar e registrar o papel da companheira Maria Ines Barbosa - Programa de Genero e Raça da UNIFEM/ONU/Cone Sul - que participou de todo o processo de organizacao do Seminario e GARANTIU nossa presença e participacao nas Mesas. O Seminario foi realizado na sede da CEPAL - Comissao Economica para a América Latina das Naçoes Unidas em Santiago-Chile no ano passado e contou com outras agencias e programas da ONU como a CELADE e o Fondo Indigena. Para maiores informacoes leia materia de Vania Santana publicado no ultimo numero do Jornal Irohin ou vá ao site do Jornal e veja a matéria.
Abraços do MARCOS CARDOSO

Militantes do Movimento Negro e representantes do governo argentino
Daniel Pettetta, técnico del INDEC; Andrea Ortuño, responsable del Área de Género de África y su Diáspora; Lic. Ana María Edwin, Directora General INDEC; Embajador Oscar Laborde, Coordinador del Consejo Consultivo de la Cancillería Argentina y Carlos Álvarez, Secretario General de África y su Diáspora. Depois de 115 anos: um avanço histórico para a comunidade negra da ArgentinaO Instituto Nacional de Estatísticas e Censo- INDEC – colocara' comunidade negra do pais como quesito do Censo de 2010. A ultima vez que isso ocorreu, ou seja, a inclusão dos negros argentinos no Censo aconteceu em 1895. Agora que a Argentina completa 200 anos essa inclusão no Censo ajudara para melhorar as políticas publicas destinada a essa população no pais. Essa também e' uma grande vitória do Movimento Negro na América Latina. Estamos convencidos que so a luta, a organização e a unidade poderão nos ajudar a conquistar um novo marco das relações sociais. A comunidade afroargentina conseguiu uma das principais reivindicações políticas. Agradecemos ao Embaixador Sr. Oscar Laborde que vem fazendo ações nesse sentido também no MERCOSUL, porque paises como o Brasil e o Uruguai vão incorporando em seus censos medidas parecidas e aqui na Argentina não poderia continuar existindo o falso mito de que aqui na Argentina não tinha negros ou afroargentinos( a)s.


24 de Setembro de 2009Buenos Aires, Argentina.


Associação Civil África e sua Diáspora


Tradução Alexandre Braga


Membro da Organização Latino-Americana de Entidades Negras

Nenhum comentário: