quinta-feira, 17 de setembro de 2009

O Estatuto é um "Retrocesso"

Do que riem, o que comemoram, as hienas?

Para o coordenador nacional de organização do Movimento Negro Unificado (MNU), Reginaldo Bispo, o estatuto é um "retrocesso" . "Foi o retrocesso maiscriminoso que o movimento negro já assistiu. (...) Somos maioria em um país que faz questão de não nos dar visibilidade. O estatuto veio para destruir nossa auto-estima. Rigorosamente, só sobrou coisa para quem não tem postura crítica,para quem acha que coisa qualquer serve." Ele cita que a redução para candidatos em partidos, a falta de cotas nasuniversidades e de definições sobre quilombolas e sobre o que é racismo prejudicou o texto. "Nesse momento o que temos mostrado é que era um erro aprovar o estatuto porque seria aprovado um estatuto esvaziado. Cansamos de denunciar e eles diziam que estávamos errados. Que era preferível qualquer coisa desde que houvesse um marco legal. (...) Mas isso é inócuo. Da forma que está dificulta a nossa luta. Eles vão jogar na nossa cara que já temos um estatuto.
“Para os militantes, houve a supressão das principais ações que poderiam trazer mudanças imediatas para a população negra. Foram aprovadas questões relativas à saúde dos afrodescendentes, discriminação na internet e liberdade religiosa. Foi uma derrota muito grave. O governo abriu mão da negociação. Éuma lei para inglês ver, afirma Reginaldo Bispo, coordenador nacional de organização do Movimento Negro Unificado, um dos principais movimentos sociais do Brasil em prol das ações afirmativas. Para ele, o Estatuto será inoperante é uma armadilha eleitoreira para 2010.
Um dos principais argumentos de quem era contrário à aprovação desses pontos na nova legislação é que esse seria um marco divisor do Brasil em raças. Já os críticos desse pensamento afirmam que o país sempre foi dividido entre negros e brancos. Há 500 anos é assim. Até hoje, as classes populares tiveram poucos ganhos, argumenta Bispo. A aprovação reflete adesigualdade social. O Estado continua a beneficiar uma elite branca.” GAZETA DO POVO-PR


Foi grotesco, ver deputados e senadores da base governista, do PT, PCdoB e do PV,se confraternizando com parlamentares do DEM, e do PSDB, e comemorando a aprovação do malfadado Estatuto da igualdade racial, tudo em nome da“unanimidade”.

Abase do governo, e os partidos de esquerda não lutaram. Capitularam ás exigências do DEM/PSDB, anunciadas em maio, e negociadas com os mesmos pelo ministro da igualdade racial.

Oque comemoravam?
A traição estava anunciada desde maio.
ENTREGARAM O OURO PRO BANDIDO. BOTARAM A RAPOSA PARA TOMAR CONTA DO GALINHEIRO. VENDERAMNOSSAS ALMAS, COMO NOVOS ESCRAVISTAS DA CONSCIENCIA E DA DIGNIDADE DE PRETAS EPRETOS DESTE PAÍS. ATÉ ONDE ESSES OS LAMBE BOTAS DO PT E DO GOVERNO PODEMCHEGAR? O MNU JÁ SABIA!

A rede globo, todos os canais detelevisão, os jornalões (globo, folha de SP, e Estadão) anunciaram, a manchete,comemorando com grande estardalhaço, “O ESTATUTO DA IGUALDADE RACIAL FOI APROVADO”. E davam destaque em todo o resto da matéria, para os pontos barrados por conluio do DEM/PSDB/PV/ PT/PCdoB. Que interesses reuniriam e fariam comemorar efusivamente ministros e deputados de tais legendas, senão a Traição e a derrota do Povo Negro?

A CONEN, a UNEGRO, o CNAB, o CENe o Circulo Palmarino, devem estar comemorando também, esta tragédia anunciadae denunciada pelo MNU a meses. Resta saber das demais entidades da Comissãoexecutiva do Conneb, como se posicionam? Todos se encontram em silencio sepulcral.

Vale lembrar que a aprovação das Cotas na Câmara em 20 novembro, anunciadas também com muito barulho, continuam nas gavetas do Senado, 10 meses depois, esperando melhor momento para ser derrotada. De certo, o governo, o PT, a Conen e a Unegro (Á propósito, maisquietas ainda. Porque não comemoram agora?), pretendem cantar de galo em novembro, anunciando esta derrota criminosa, perpetrada por seus próceres, contra negros e negras deste país, como seu grande feito?

Nas Assembléias preparatóriaspara o Conneb em Porto Alegre, preventivamente, tentaram impingir ao MNU, aresponsabilidade por uma eventual derrota do “Estatuto”. O MNU sempre assumiu a responsabilidade de seus atos, qualquer que seja a extensão da repercussão dosfatos. Escrevemos e assinamos em baixo das nossas posições. Tentavam nos relacionar com a posição do DEM e do PSDB, de sermos contrários ao PL do Estatuto, e porque denunciávamos seus apoios as manobras do governo e lacunas no projeto, contrarias aos interesses dos negros.

Dizíamos então, que a historia nos daria razão. Não foram precisos mais de mais de 04 meses, para que nossas denuncias fossem confirmadas. Quem manobrava com o DEM/PSDB, nós ou eles? Quem arquitetou a derrota do nosso povo com o açodamento em votar “qualquer estatuto”a toque de caixa, o MNU ou a CONEN/Unegro ?

A Coordenadora Nacional do MNU,participou de duas reuniões em Brasília, a convite do deputado Luiz Alberto,para negociar os pontos em questão. Na primeira reunião não apoiou qualquer acordo com o DEM e os ruralistas, e foi adiada a votação. Na segunda, novamente não houve acordo a respeito da retirada dos pontos exigidos pelo DEM/PSDB, e novamente foi adiada a votação na Comissão. Depois deste fato, nossa Coordenadora a Vanda Pinedo, consultou seus pares membros da coordenação nacional, se deveria ounão, ir a terceira reunião convocada. Decidimos que já havíamos dado a nossa contribuição e explicitado nossas posições. Que não participaríamos mais. Nesta reunião foi aprovado o projeto do acórdão eleitoreiro.

O diabo é que a calunia e amentira, é sempre seguida de mais do mesmo. A falsidade e a falta de ética. Não querendo sustentar sozinhos, o acordo da traição de negras e negros, nossos desafetos agora, tentam-nos co-responsabilizar com a sua posição, e a decisãodos seus deputados. Nen hum deputado federal de qualquer partido, ou estado,representa a posição do XVI Congresso e da CON - Coordenação Nacional do MNU.

Mantemos nossa posição pela retirada do estatuto do Congresso, e reabertura de discussão do mesmo. Em 2010, talvez possamos eleger uma grande bancada, com deputados comprometidos com o povo negro, e aprova-lo com todos os requisitos e direitos reivindicados por nosso povo. Se os negros brasileiros decidirem optar por um estatuto, este deverá conter um novo texto sobre acaracterização do racismo; a defesa da vida de nossos jovens; a punição com demissão e cadeia para os agressores e assassinos de negros; a indenização,pelo estado, das famílias, pelo crime sofrido; deverá versar sobre a garantia de pleno emprego e uma moradia decente para negros e pobres; defesa explicitadas cotas raciais nas universidades, trabalho, TV, e nos partidos; conter adefesa e a titulação das terras quilombolas e indígenas; garantia da laicidadedo estado e da educação e criminalização dos perseguidores da religião de matriz africana; Um projeto que seja IMPOSITIVO e que preveja verba para aimplementação das políticas de Igualdade Racial.

Hienas!
Sorriam agora, enquantonosso povo avalia o tamanho do estrago e da traição!
Depois, estejam certos, areação de negras e negros, os farão chorar, enterrando seus cargos, prestígios,dinheiro e mandatos!
Reginaldo Bispo-Coordenador Nacional de Organização do MNU

Nenhum comentário: