domingo, 15 de novembro de 2009

20 de Novembro Dia da Consciência Negra

Alexsandro Damas Francisco
adafx1@yahoo.com.br
34 9126 5604

Mais uma vez o NEGRO DRAMA como tantos outros vem expressar sua indignação acerca das falecias de alguns imbecis da imprensa que se escondem atrás das câmeras e não tem hombridade o suficiente para refletirem e caráter para estabelecer um dialogo sobre a questão, porque os mesmos são desprovidos de uma condição minimamente razoável da sua capacidade intelectual e moral, porque se tratam de uma pequena parcela de FANTOCHES da ou na mídia, expressamos ainda nossos respeitos a todas as Igrejas Cristãs e Evangélicas, porém não iremos nos calar mediante momento tão importante da historia da população negra em Uberlândia/MG e estendemos ainda a todos os nossos irmãos e irmãs de todo o país a ocorrência deste ato.

Pois bem a falácia volta à tona, mas desta vez não iremos abaixar a cabeça sem refletir e ponderarmos alguns fatos vamos lembrar ao longo da historia humanidade acerca da colonização alguns atos relacionados ás atrocidades, extermínio e limpeza étnica em nome da fé, ou seja que fé? qual fé? A da opressão da Santa Inquisição? A dos abusos cometidos contra mulheres e crianças? O não uso de preservativos para a proliferação de DST’s, AIDS e o estimulo á natalidade desenfreada pela falta de cuidados? Sem contar outras atrocidades.

Estamos num estagio que não cabe mais a submissão de outrora, ou seja, eu falo você obedece e fica quieto, o momento é serio importante e requer o mínimo de sensatez e respeito, porque estamos falando de um ser que buscou e lutou por liberdade não apenas para os negros escravos, mas contra uma escravidão que perdura aos dias atuais refletidas nas mazelas sociais que acometem a população as quais são tratadas com descaso pelo poder publico local perpetuando assim tradições antigas latente do coronelismo com o controle pela fé que desde dos primórdios assola esta cidade.

Não podemos e não iremos ficar apáticos ás pessoas dos meios de comunicação que expõem de forma tão simplória, grosseira e ate mesmo desdenhosa advinda da sua falta de inteligência ataques a um fato de suma importância para a democracia vigente.

Em Uberlândia como em todo o país vivemos e notamos claramente um extermínio social do cidadão pobre, e ainda por cima negro, o qual tem que pagar pelas ingerências publica e ser conivente com as temerosidades de algumas pessoas do meio da imprensa escrita, televisiva, auditiva e ainda por cima serem reprimidas pela sua fé.

Porque não tratarmos da antiga historia capitalista do navio negreiro apoiada pela fé que vitimou milhões de pessoas e massacrou índios, violentou varias índias em nome de uma pseudo purificação, atrocidades as quais se repetem contemporaneidade afora, porém nos esquecemos da cultura local de modos e padrões, nos esquecemos ainda do ponto em que o pensamento é a dominação não podem se romper, que a exploração e o poder não podem ser incomodados ou invadidos, as arquiteturas e os ambientes não podem ser desarmonizados, por isso temos que buscar mecanismos de demarcação para evitar a invasão desses negros agitadores, vamos esquecer a laicidade e recorrer à fé.

Onde se encontram nossas divindades e santidades que não tratam dos desrespeitos nas filas das repartições publicas, nos postos de saúde, na falta de vagas nas escolas, nas filas dos bancos, a constituição com suas falhas que não assegura a legitimidade aos direitos e quem dirá o acesso ás oportunidades entre outros, e você senhor fervoroso praticante da fé católica que ocupa temporariamente o poder, se de fato cumprisse com o que lhe é de dever, não deveria estar sendo garantido ao ser humano o direito ao acesso ás oportunidades de cidadania, pois o papel fundamental do estado deve ser de garantir e implantar políticas publicas de interesse do cidadão sem discriminação, garantido pela constituição federal, a qual não acontece e a mesma não e tratada de forma responsável e moral, o senhor de fato conhece as enfermidades sociais? Sabe quem elas acometem?

Dessa forma mais uma pagina da busca desenfreada, hipócrita e imbecil dos negros se torna motivo de descaso, e pior ainda em Uberlândia, onde os COVARDES, HIPOCRITAS, IMBECIS E LEVIANOS apenas apontam e atiram contra, sem ao menos participar ou conhecer, e muto menos se informar a respeito.

Mais uma vez ratifico aqui que cabe a todo e qualquer PRETO OU NÃO PRETO FUDIDO desta cidade não calar a boca, mas gritar aos quatro cantos suas lutas, porém sempre fazer valer a e ter em mente a historia de personalidades como ZUMBI que lutaram pela defesa do pais contra as Inquisições, as Explorações (exteriores e internas) no sentido comercial e sexual empresários e religiosos, praticas que ainda permanecem em nossa sociedade principalmente atrás dos muros das grandes casas onde trabalham as negrinhas, as índias entre outras.

Lembrando que Uberlândia deixou de ser uma cidade de apenas vinte ruas e dominada por coronéis e pela fé, mesmo que alguns ainda crêem e insistam nisto.

Sem desmerecer ou desrespeitar a ninguém, mas poucos são os que têm moral, para falarem ou tecerem comentários sobre o ESTATUTO DA PROMOÇÃO DA IGUALDADE, O FERIADO DE 20 DE NOVEMBRO REFERENCIANDO ZUMBI DOS PALMARES E A LEI 10.639 a qual com justiça vem exigir o registro da valorização das contribuições dos negros para com a Nação e com a Fé. Fé esta que sempre reforçou o estereótipo do tronco como forma de purificação do negro pelo mesmo não possuir alma e tinham que ser chicoteados para acalmar, Fé está que abençoou o entrelaço entre Estrangeiros e Índias, portanto vai na Fé.

Pois bem esta gente pobre, parda e preta é a maioria nas favelas e também nas urnas, ah também são a maioria na fé seja em qual for.

No entanto, para que estudar a historia da África, ou resgatar e estudar a Historia dos Negros na terra Brasil, que bobagem né? Pois saiba herói de preto é preto, e os heróis negros não são lembrados porque seus pares não sabem da sua historia, pois o moleque preto tem como referencia os pretos que matam e eles nem vão crescer, mas vão te matar, e certamente serão punidos, porém os brancos que roubam por meio da canetada estão na política e nas repartições publicas para que possam encobri e esconder as falcatruas que cometem e se defendendo. Portanto as evidencias e o estudo da historia dos primórdios europeu e sua construção não é e nunca será mais importante do que o conhecimento da HISTORIA, CIÊNCIA, FILOSOFIA, ARQUITETURA, CULTURA, CIVILAZÇÃO E TRADIÇÕES dos costumes africanos que são o molde da comteporeneidade e que se estende por este século XXI juntando-se ainda a Historia de ZUMBI dos PALMARES figura lendária que deixou seu legado de luta e resistência e a Historia dos Negros no Brasil.
Por fim que todos os negros e negras compreendam que não cabe mais ataques e acusações sem sentido, temos que nos fortalecer e não lutar mas exigir de qualquer forma nossos direitos e ficarmos atentos aos aproveitadores e ás manobras para nos quebrar.

POR QUE O DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA? POR QUE O FERIADO?
O dia da CONSCIÊNCIA NEGRA é para conscientização dos negros e não negros de que as culturas africanas são partes integrantes e imprescindíveis da formação do homem e da mulher brasileiros. Esse dia deve ajudar a nós, afro-brasileiros ou não, a nos conscientizarmos de que somos um povo formado de muitos povos e de muitas culturas. Cidadãos livres com direito de expressarem sua cultura no corte dos cabelos, nas vestes, na música, na dança, na maneira de ver o mundo, etc.. Esse dia deve colaborar para que haja sadias discussões que desemboquem em AÇÕES AFIRMATIVAS como cotas no serviço público, nas universidades, nas grandes empresas, na TV; criação de Conselhos da Comunidade Negra, etc.. PRECISAMOS GRITAR QUE A ESCRAVIDÃO JÁ ACABOU! Não é à toa que recentemente foi aprovado o Estatuto da Igualdade Racial.


O feriado de 20 de novembro deve ser um espaço de mobilização de todos contra o racismo e a discriminação. Espero que as prefeituras com suas secretarias, a polícia, a justiça, as religiões, as escolas, as empresas, as famílias, etc., todos possamos estar conversando sobre igualdade racial. Quando ficamos quietos é porque concordamos com as coisas do jeito que estão. A sabedoria popular diz que “quem cala consente”. A igualdade racial deve levar a uma igualdade social que certamente combaterá a violência e apontará caminhos de paz porque “a paz é fruto da justiça” e enquanto não houver justiça não haverá paz. Enquanto houver um cidadão brasileiro valendo mais do que outro por sua cor de pele ou por sua condição financeira a democracia não estará consolidada e a República ameaçada.

Pe.Gabriel Bina, Presbítero diocesano, da Diocese de Mogi das Cruzes, Mestre em Liturgia. Pároco da Paróquia Nossa Senhora Aparecida, em Santa Isabel, no Estado de São Paulo. Membro da Equipe de Reflexão Teológica da Pastoral Afro-brasileira da CNBB. Autor do Livro inédito no Brasil: Os Atabaques na Igreja.

Nenhum comentário: