sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Brasil celebra o DIA DA CONSCIÊNCIA NEGRA


Fonte: Jornal da Industria Turistica Brasileira

Zumbi dos Palmares além de ser um dos nomes mais importantes da Capoeira, é reverenciado por ser um símbolo de resistência do negro à escravidão
O Dia da Consciência Negra, celebrado hoje, dia 20 de novembro, é dedicado à reflexão sobre a inserção do negro na sociedade brasileira. A data é comemorada desde a década de 1960, e coincide com o dia da morte de Zumbi dos Palmares em 1695. O dia tem significado especial para os negros brasileiros que reverenciam Zumbi como o herói que lutou pela liberdade.

Esta data deve ser comemorada para se lembrar da resistência do negro à escravidão. Neste dia, os negros exaltam a sua origem africana e sua luta pela liberdade de informação, religião e cultural. Buscam maior participação e cidadania para os afro-brasileiros associando-se a outros grupos para dizer não ao racismo, à discriminação e ao preconceito racial.

Para marcar a data, uma série de atividades está programada em todo o País. A principal delas será na Praça Castro Alves, em Salvador (BA), com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em ato público, devem ser assinados 29 decretos para a titulação de quilombolas de 13 estados. Também será lançado o Selo Quilombola, marca atribuída aos produtos artesanais criados por essas comunidades.

Assim como em todos os dias, espera-se que esta data seja de muita festividade e renove as energias para continuar a trajetória para a conquista de direitos e igualdade de oportunidades. Estejamos todos engajados nesta caminhada pela liberdade e pela consciência da riqueza da diversidade racial.

Nenhum comentário: