Montes Claros 10 a 18 de Maio 2008
APRESENTAÇÃO
A sociedade brasileira emerge de um período de três séculos de escravidão. O Brasil foi o último país das Américas a abolir o trabalho escravo e só o fez quando o número de escravizados já não muito significativo.Possuímos uma forte herança colonial, herdando do regime escravocrata características e práticas autoritárias. A sociedade foi formada sob bases que se caracterizam pela ausência de valores igualitários. Passados cinco séculos, ainda convivemos com a iniqüidade e a injustiça. Neste momento, em que toda a sociedade faz um esforço para acabar com as desigualdades, inclusive com a implantação do sistema de cotas e da valorização dos afro - descendentes, a 3ª edição do festival de cultura e arte negra fecan em Montes Claros será mais um momento para fortalecermos a cultura negra, tão marcante em nossa sociedade.
OBJETIVO GERAL
Apresentar várias nuances da cultura negra como forma de uma reflexão social sobre a atual condição dos negros e negras, devido a sua herança histórico-cultural e liberdade tão violada e que deixou seqüelas marcantes que permanecem até hoje.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
· Manter viva a memória e a cultura dos negros e negras brasileiros, e seu ideal de liberdade, por uma sociedade mais justa.
· Divulgar o 13 de Maio nas escolas, universidades como o dia nacional da luta contra o racismo no Brasil.
· Resgatar e divulgar a cultura negra; e algumas de suas formas de arte e criatividade;
· Dar visibilidade a organização do movimento social negro do norte de minas em especial (Montes Claros).
META PRINCIPAL
Conscientizar a sociedade norte mineira da importância dos elementos da cultura dos afro-descendentes na formação cultural, política, econômica e social da sociedade brasileira.
JUSTIFICATIVA.
O tema da 3ª edição do FECAN será os quilombos.
Os Quilombos foram as experiências mais rica de organização dos negros e negras das américas.. Nos Quilombos, as terras e o fruto do trabalho eram de todos. O excedente da produção era vendido ou trocado por bens necessários a toda a coletividade.
Mas foi no Quilombo dos Palmares, na serra da Barriga, no atual estado de alagoas, que os homens e mulheres negras escreveram as mais belas paginas de luta de libertação na América. Palmares desenvolveu lutas de grande envergadura derrotando as tropas portuguesas e holandesas, manchando com sangue a sua historia.
O colonialismo português organizou um exercito com mais de 9 mil homens sob o comando do Bandeirante domingos Jorge Velho para destruir Palmares.
Com Palmares destruído, Zumbi foi assassinado no dia 20 de Novembro de 1695. Zumbi tornou-se um símbolo vivo para gerações futuras como exemplo de luta e amor a liberdade. Por essa razão justifica-se a 3ª edição do fecan fazendo um resgate dos quilombos do Brasil com o lema “ O despertar da Consciência” “ Do Cafundó ao Palmares”.
O FECAN vai do dia 10 a dia 18 de Maio de 2008, onde comemoramos os 120 anos de libertação dos escravos brasileiros
Vamos realizar dentro das atividades do fecan ; NO 1º Congresso dos Negros e Negras do orte de Minas de 13 de Maio de 2008,em Montes Claros MG ; com propósito de construirmos um Projeto Político do Povo Negro Para o Pais. Dentro do fecan teremos:
Oficinas: Dança afro, dança de rua, percussão, graffite , artes plásticas e penteado
Concursos: Fotografia e vídeo, culinária africana, Break e beleza negra.
Temos como proposta trabalhar a lei 10.639 pois ela obriga o estudo da cultura africana nas disciplinas de : Historia, literatura e artes no ensino fundamental e médio da rede Municipal, Estadual e Particular. Publico alvo, crianças, adolescentes, jovens, professores, estudantes, pesquisadores, em todas as atividades vamos dar uma atenção especial as crianças.
CONSIDERAÇÕES FINAIS:
A Coordenação do Festival de Cultura e Arte Negra, com o lema: O despertar da Consciência, ” Do Cafundó ao Palmares, deseja contribuir com os pesquisadores, professores, jornalistas, estudantes e sociedade organizada a importância da consciência do negro na sociedade brasileira, na construção da identidade cultural. Pois a cultura negra é universal. Afirmar a universalidade da nossa cultura é o desafio de todos aqueles que propõem a trabalhar com a popularidade cultural do Brasil. Isso é necessário para a potencializar cada vez mais a organização do movimento negro do norte de Minas. E mais, do que nunca, colocamo-nos diante de uma ação política que seja instrumento de expressão e organização do povo negro de minas Gerais em especial do norte de Minas, tem que ser também uma política em busca da memória, uma política de patrimônio cultural.
Valeu, Zumbi! O grito forte dos Palmares percorreu terras, céus e mares, influenciado a abolição!
Zumbi, valeu !!!
TAMBORES DOS MONTES, CAPOEIRANDO E CERCAN
Maiores informações ( 38 ) 9104 4369 / 9946 4731
Nenhum comentário:
Postar um comentário