sábado, 16 de fevereiro de 2008

A NATUREZA DO RACISMO

Orientação Organização das Nações Unidas ONU

Para os propósitos da III Conferência Mundial Contra o Racismo, o racismo está configurado de acordo com o a Convenção Internacional para a Eliminação da Discriminação Racial e acontece conforme a seguir :
"Racismo fica definido em qualquer distinção, exclusão , restrição ou preferência baseada em raça , cor , descendência, ou origens éticas ou nacionais que tenham o propósito ou efeito de anular ou impedir o reconhecimento , gozo ou exercício , em condições iguais , de direitos humanos e liberdades fundamentais nas áreas política , econômica , social, cultural ou qualquer outra da vida pública ".
O racismo existe e persiste, de certa forma , em todas as sociedades e em cada país e região mundialmente.
As maneiras pelas quais o racismo se manifesta e é perpetrado variam de acordo com culturas , contextos e eras históricas, assim como também existem varias estratégias para combatê-lo.
O racismo é ubíquo , embora não necessariamente visível á nível do comportamento social .
A existência é amplamente negada por várias culturas , países e regiões . Tal fenômeno de negação faz com que seja particularmente difícil reconhecer , identificar e lidar com ele .
A negação de sua existência opera em distintos níveis são usadas para negar ou disfarçar os aspectos racistas de certos grupos sociais ou de políticas de governo .
O RACISMO É UMA FERRAMENTA PARA GANHAR E MANTER O PODER ..
Uma significativa causa (e efeito ) do racismo no mundo atualmente origina-se no colonialismo e na escravidão , daí resultando a freqüente quase que total exploração , despojamento e deslocamento de certos grupos de pessoas (ou de povos ); apropriação indébita de seus direitos e recursos ; e NEGAÇÃO DE SUA CONDIÇÃO HUMANA MAIS BÁSICA .
A CONTÍNUA HERANÇA DO COLONIALISMO E DA ESCRAVIDÃO É EVIDENCIADA EM MUITOS LUGARES E DE MUITAS MANEIRAS , ALGUMAS MAIS ÓBVIAS QUE OUTRAS.
O racismo é composto de várias outras formas de discriminação que uma pessoa ou grupo pode enfrentar .
Há também hierarquias erigidas no interior de grupos sociais com base em cor da pele ou linguagem .
DAÍ QUE O RACISMO PODE SER INTERNALIZADO, RESULTANDO EM DISCRIMINAÇÃO CONTRA MEMBROS DO MESMO GRUPO RACIAL .
UMA PESSOA PODE SER AMBOS : VÍTIMA E PERPETRADOR DO RACISMO.

RACISMO É CRIME INAFIANÇÁVEL -- Visite o Site Negro de SantosLei o Blog do Luiz Otáviohttp://www.afrodescendente.com.br

Nenhum comentário: