terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

HERÓI NEGRO

ZUMBI DOS PALMARES

A história de Zumbi dos Palmares é a história da tenacidade e da bravura do povo negro. O herói nasceu em palmares, em 1656. Sobrevivente de um massacre, foi entregue aos cuidados do padre Melo, em porto Calvo, com quem conviveu até os 15 anos e apreeu com ele astronomia, matemática,história da Bíblia e latim. Foi batizado com o nome de Francisco, uma homenagem do padre Melo ao santo que falava com animais.
Sentido-se emancipado, francisco partiu e acabou chegando em palmares, onde adotou o nome de Zumbi.
Ativo e muito instruído para a época, ganhou a confiança de todos e foi nomeado comandante das armas por seu tio Ganga Zumba, na ocasião, o rei supremo de palmares. Foi assim que Zumbi entrou para a história como o general mais jovem do Brasil, com apenas 19 anos de idade.
Sua capacidade de comandar e resistir à inúmeras tentativas de destruição daquele reduto de homens e mulheres, encravado no sertão do Nordeste brasileiro, e o seu grau paretesco com os chefes do maior e mais célebre quilombo da história oficial do Brasil fizeram desse personagem uma figura mitológica.
Ferido em uma das pernas,em um combate em 1675, tornou-se coxo, o que não o impediu de estar sempre à frente de seu comandados nos momentos mais difíceis, vencendo a maioria das batalhas.
É importante lembrar que foram enviadas diversas expedições contra o quilombo de palmares com o objetivo de exterminá-lo, sem que tais propósitos jamais fossem alcançados. A Coroa portuguesa se viu na obrigação de formar o maior contingente imperial de soldados e militares para socorrer a região Nordeste. O sucesso dos mnegros nas batalhas travadas contra os brancos incentivou os cativos das senzalas doBrasil, levando-os a sonhar com a liberdade. Nesses quilombos, a maioria era formada por negros e negras, mas havia também índios, brancos e até mesmo soldados portugueses, todos unidos na luta pela liberdade.
Historiadores acreditam que a luta de palmares tenha se estendido por cem anos.
Palmares começou a se formar em 1597 e seu território, em permanente crescimento com a vinda de negros e negras fugidos do cativeiro,estendia-se pelos estados de Alagos e Pernambuco, chegando a ter cerca de 30 mil habitantes.
Historiadores contam que os dirigentes de palmares possuíam várias mulheres e que esse costume foi trazido da África.Zumbi, por exemplo, tinha três mulheres guerreiras.
Nunca é demais lembrar que o quilombo de palmares representava uma autêntica República Negra, com organização militar, de trabalho e de produção; já trabalhavam o ferro e a agricultura - que incluía o plantio de mandioca, cana-de-açuca- cultivada de forma a suprir as necessidades internas e o exedente,trocado com a vizinhança por sal, pólvora e armas de figo. Também criavam gado. Depois de muitas batalhas travadas contra a Coroa portuguesa, Zumbi foi derrotado em 20 de Novembro de 1965, com 39 anos de idade.

Nenhum comentário: