quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

PROJETO DE IMPLANTAÇÃO DA LEI. 10.639 - PARA EDUCAÇÃO DAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA

PREPONENTE: PROF. EVANDRO PASSOS
CONTATO: (31) 9606-9192
PÓS-GRADUANDO EM ESTUDOS AFRICANOS E AFRO-BRASILEIROS - PUC/MINAS
BELO HORIZONTE - MG

APRESENTAÇÃO:

A Lei. 10.639, sancionada em 09 de janeiro de 2003 pelo Presidente Luís Inácio Lula da Silva, alterou a Lei de Diretrizes e Base da Educação Nacional e incluiu a obrigatoriedade do ensino da HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA em todos os currículos escolares. Este advento criou a imperiosa necessidade de produção de material didático específico, adapatado aos vários graus e às diversas faixas etárias da população escolar brasileira.

Considerando o atendimento à demanda de projetos educacionais empreendidos pelas escolas, grupos culturais, estudantes, alunos de cursos de pedagogia, história e outros tenho colocado minhas experiências, de 25 anos, como coreógrafo, pesquisador, bailarino e jornalista ao inteiro dispor, para cursos, trocas de experiências, formação. Tentanto assim consolidar este importante passo na sociedade brasileira e na educação. Infelizmente muitas escolas, ainda , fazem "vista crossa" a essa Lei. Outras dizem: "Em minha escola ou em minha cidade não temos problemas de racismo e nem preconceitos, portanto achamos bobagem iniciarmos esta discussão, so iria despertar para tal". Isto nos mostra o quanto, muitos, ainda tentam jogar o "tema" para debaixo do tapete, como se nada acontecesse com a população negra e a vergonhosa maneira como são tratados na sociedade, nos livros didáticos, na política, na mídia em geral.

COMO SE DA O CURSO: Por meio de aulas expositivas dialogadas, mostra e discussão de vídeos, leitura e debate de textos e dinâmicas de grupo, desenvolverei uma ementa que discutirei os conceitos de racismo, discriminação racial, preconceito/preconceito racial, segregação racial e desigualdades raciais sua presença e interferência na cultura brasileira e na cultura escolar, principalmente.

Os objetivos são proporcionar aos(as) participantes, professores, alunos e pessoas da comunidade, em torno da escolar, pela discussão das relações raciais e da Educação no Brasil, elementos para decodificar a "construção da pessoa negra" no imaginário brasileiro e as representações sociais a respeito dessa população, bem como acessar alumas das contribuições da juventude negra para a discussão sobre educação e cidadania.

DISCUTIR COM OS PARTICIPANTES:

- Distinção de conceitos: racismo, discriminação racial, preconceito;preconceito racial, segregação racial e desigualdades raciais;

- cultura brasileira e mitos civilizatórios: a ideologia da democracia racial do branqueamento e sua influência na cultura escolar;

- estratégias de enfrentamento do RACISMO NO BRASIL: a via legal e as ações afirmativas ( Projeto Geração XXI);

- Discutir por quê as COTAS PARA NEGROS, dentro das POLÍTICAS DE AFIRMAÇÕES AFIRMATIVAS incomodam tanto ao "brancos" brasileiros e uma pequena parcela Negra no Brasil.?

Busco com este projeto fazer compreender, juntos as escolas, professores, centros culturais, diretores(as) como através da cultura e história afro-brasileira e africanas, com um recorte todo especial para as DANÇAS AFRO-BRASILEIRAS podemos ampliar a discussão em sala de aula e entre os professores.
As diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Africanas constituem-se de orientações, princípios e fundamentos para o planejamento, execução e avaliação da Educação, e têm por meta, promover a educação de cidadãos atuantes e conscientes no seio da sociedade multicultural e plurétnica do Brasil, buscando relações étnico-sociais positivas, rumo à construção de nação democrática.

Evandro Passos

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