terça-feira, 19 de fevereiro de 2008
HISTÓRIA E CULTURA AFRO-BRASILEIRA E AFRICANA
A obrigatoriedade de inclusão de História e Cultura Afro-brasileira e Africana nos currículos da Educação Básica trata-se de uma importante decisão, com fortes repercussões pedagógicas, inclusive na formação de professores. No Centro Universitário de Belo Horizonte, UNI-BH, esta preocupação já existe antes mesmo da promulgação da Lei. 10.639. Há mais de 10 anos teve início na instituíção a criação de um grupo de dança afro-brasileira e africana, com atividades teórico/prática. Com esta medida, reconhece-se que a valorização, devidamente, da história e cultura do povo negro tinha que ser ensinada, de forma clara e verdadeira. A relevância do estudo de temas decorrentes da história e cultura afro-brasileira e africana não se restringe apenas a alunos negros e sim a todos os brasileiros, uma vez que devem educar-se enquanto cidadãos atuantes no seio de uma sociedade multicultural e pluriétnica, capazes de construir uma nação demócrática. Hoje as aulas de História e Cultura Afro-brasileira e Africana , no Centro Universitário, são ministradas pelos professores Evandro Passos e Márcio Martins(Marcinho). Evandro Passos é formado em Comunicação Social, Jornalismo, pela Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, Pós-graduando em História da África e Estudos Afro-brasileiros da PUC/MINAS e especialista em Danças Africanas da Costa do Marfim, África, onde estudou com bolsa da UNESCO/ASCHBERG, em 1996/97. Márcio Martins é pesquisador, auto-didata, dos ritmos afro-brasileiros e africanos, foi responsável pela pesquisa musical dos principais espetáculos da professora Marlene Silva, coreógrafa da Zezé Motta no filme 'Xica da Silva' ,de Cacá Diegues. Ja tocou para os principais coreógrafos brasileiros e do exterior, como Clyde Morgan e Germaine Accougny. A promulgação da Lei. 10.639 foi um passo importantíssimo na história da Educação no Brasil, mas precisamos ficarmos atentos aos inúmeros livros didáticos, editados nos últimos 3 anos, muitas vezes oportunistas, que podem ter efeito negativo em adolescentes, jovens e adultos. Os alunos do Uni-bh, dança e percussão têm se apresentado, regularmente, em escolas de ensino básico e fundamental, centros culturais e universidades, dando visibilidade a Lei. 10.639 e suporte a profissionais interessados na implementação da mesma, com atividades artísticas/culturais, com conteúdos teóricos/práticos. Maiores informações (31) 9606-9192Fotos anexo. Alunos dança/percussão do curso de dança afro e percussão UNi-bh
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